CIDADE

Idosos com mais de 60 anos só podem receber a dose com atestado

Muitos idosos têm ido embora para casa sem conseguir se vacinar, porque não foram munidos de atestado médico até à unidade de Saúde

Letícia Morais
Publicado em 21/01/2017 às 22:02Atualizado em 16/12/2022 às 15:36
Compartilhar

Procura pela vacina contra a febre amarela tem se intensificado em Uberaba, em decorrência dos casos investigados no Estado. No entanto, muitos idosos têm ido embora para casa sem conseguir se vacinar, porque não foram munidos de atestado médico até à unidade de Saúde.

Esse é o caso do aposentado Willian Carrara, que acionou a reportagem do Jornal da Manhã para indagar os motivos dessa exigência. Ele desconhecia a obrigatoriedade da recomendação médica quando foi pela primeira vez a uma unidade de Saúde. Após aguardar na fila por quase uma hora, foi informado que só poderia voltar com a certificação. “Eu queria entender por que nós, idosos, precisamos ter esse atestado para conseguir vacinar”, indagou Willian.

O diretor da Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura, explica que essa é uma determinação do Ministério da Saúde, que deve ser cumprida pela Secretaria Municipal de Saúde. “Isso não foi Uberaba que definiu, é um protocolo do Ministério da Saúde. O idoso acima de 60 anos pode ter alguma comorbidade; então, nesse momento é que a gente pede para o médico avaliar o risco benefício, para saber se ele pode tomar a vacina ou não”, esclareceu.

Mas é importante ressaltar que esse atestado o idoso não conseguirá na hora em que estiver na unidade para se vacinar. É preciso fazer o agendamento normal para consulta em qualquer unidade de Saúde do município e, depois, se o médico achar necessário, o idoso irá se vacinar.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por