CIDADE

Unidades passam a vacinar contra febre amarela de 2ª a 6ª

Com o aumento da demanda e a chegada de seis mil doses extras se tornou possível estender a vacinação para todos os dias da semana

Letícia Morais
Publicado em 21/01/2017 às 08:25Atualizado em 16/12/2022 às 15:36
Compartilhar

Foto/Neto Talmeli

Os diretores da Secretaria de Saúde, Robert Boaventura e Nelson Ranieri, participaram de coletiva de imprensa sobre a vacinação contra a febre amarela

Unidades de Saúde em Uberaba passarão a vacinar contra a febre amarela todos os dias, a partir de segunda-feira. Na manhã de ontem a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu coletiva de imprensa para esclarecer dúvidas sobre a imunização na cidade. O diretor de Vigilância em Saúde, Nelson Tirone Ranieri, e o diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura de Souza, reforçaram que esta não é uma campanha de vacinação e afirmaram que a vacina está disponível o ano todo na rede de Saúde.

Com as notificações no Estado e o aumento da demanda nas unidades, os horários foram ampliados. “Na semana que vem, de 23 a 27 (segunda a sexta-feira), das 8h até às 17h, nós estaremos disponibilizando a vacina. Conseguimos um lote extra, com seis mil doses e, por isso, ampliamos o horário”, destacou Robert Boaventura.

O diretor de Vigilância Epidemiológica tranquiliza a população dizendo que não há notificações na cidade. “É suficiente tomar apenas duas doses durante toda a vida, então, se a pessoa as tomou, não precisa se imunizar mais uma vez, mesmo que ela vá viajar para uma região em que tenha sido registrado algum óbito”, esclareceu.

Nesse sentido, o diretor da Vigilância em Saúde, Nelson Ranieri, argumenta que a vacina estará disponível durante todo o ano e, por isso, quem está com a vacina em dia não precisa se vacinar agora. “Estamos percebendo que pessoas têm tomado o lugar daquelas que necessitam da imunização agora e superlotando as unidades, prejudicando o funcionamento normal”, pontuou.

Prevenção. Além da imunização, Roberto Boaventura salientou que o transmissor nas áreas urbanas da febre amarela é o Aedes aegypti, responsável ainda pelo zika, dengue e chikungunya. “Então, neste momento, a população deve combater o mosquito e estaremos prevenindo todas essas doenças”, completou. 

Zona rural deve ficar atenta a ocorrência de morte de macacos. O diretor da Vigilância em Saúde, Nelson Ranieri, orienta para que a comunidade da zona rural fique atenta a possíveis mortes de macacos, porque este seria o primeiro sinal de que a febre amarela está chegando a  região. “Quando falamos em macacos, são primatas não humanos, incluindo o mico, macaco bugio, macaco prego e as raças que são da nossa região. Ao encontrar esse tipo de animal morto, é importante nos informar o mais breve possível, para que nós possamos coletá-lo e enviar para análise”, explicou.

Ranieri acrescentou que só após esse procedimento será possível dizer se a doença está chegando ou não a Uberaba. “Precisa ser uma notificação rápida, então, não tem nenhum tipo de burocracia. Encontrou um animal morto, ligue para o Departamento, por meio do 3331-2713, e nós vamos destacar uma equipe para ir até o local investigar o caso”, finalizou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por