CIDADE

Farmácia São Sebastião completa 140 anos de fundação em Uberaba

São seis gerações na direção do estabelecimento desde a sua entrada em funcionamento, em 20 de janeiro de 1877

Thassiana Macedo
Publicado em 20/01/2017 às 08:12Atualizado em 16/12/2022 às 15:37
Compartilhar

Jairo Chagas

Fundada em 1877, a Farmácia São Sebastião completa hoje 140 anos de manipulação de medicamentos em prol do bem-estar e da saúde da população de Uberaba e região. O diferencial da primeira farmácia a manipular ervas medicinais, preparar medicamentos e pomadas em Uberaba é ser dirigida por farmacêuticos altamente capacitados, sem esquecer de atualizar técnica e formas de atendimento, criadas pelo mundo globalizado.

Segundo a farmacêutica Teodora Dalva Guimarães Costa, da 5ª geração de profissionais que dirigiram a Farmácia São Sebastião, o fundador foi Sebastião Costa Teles, farmacêutico formado em Coimbra. “Ele veio para Uberaba em 1877 e fundou a farmácia na rua Manoel Borges, onde atuou por mais de 30 anos. Existiam pouquíssimas farmácias na época. Toda a história veio de Portugal, o título, o santo protetor e o Dia do Farmacêutico. Não foi uma mera coincidência, mas algo programado pelo fundador”, frisa.

Após 120 anos na rua Manoel Borges e com a dificuldade em fazer o tombamento do prédio histórico, foi preciso mudar a Farmácia São Sebastião de endereço. Porém, Teodora conta que a tradição nunca foi passar o negócio aos descendentes, mas, sim, a de sempre transmitir a direção da farmácia para outra geração de farmacêuticos, herança que é mantida com muita seriedade até hoje. Seguindo os preceitos do fundador, Ana Maria Pires, Izabel Maria de Morais, José Roberto Ramos e Teodora Dalva Guimarães Costa são os profissionais farmacêuticos que atendem na Farmácia São Sebastião, atualmente localizada na rua João Pinheiro.

Teodora explica que a tradição também não é mera formalidade e tem fundamento. “Para falar a verdade, farmácia tem que ser de farmacêutico. É uma aberração ter fugido dessa linha, permitindo que farmácias fossem dirigidas por proprietários leigos, porque farmácia é um estabelecimento de saúde”, destaca a profissional. Para ela, o contato com o profissional farmacêutico é o que traz maior segurança nas orientações sobre o uso e a interação dos medicamentos prescritos pelos médicos.

A farmacêutica e 6ª proprietária, Ana Maria Pires, ressalta também que outro diferencial é manter o trabalho com a mesma qualidade e eficiência de sua fundação, preço diferenciado, canais de atendimento pelas redes sociais Facebook, WhatsApp e Instagram, e ainda seguir as tendências e tecnologias do mercado atual ao oferecer manipulação de fórmulas dermatológicas, fitoterápicas e florais, veterinárias, nutracêuticos, ortomoleculares e suplementos dietéticos e desportivos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por