CIDADE

Procura pela vacina contra febre amarela muda aplicação da BCG

No período de 23 de janeiro a 3 de março, as mães que tiverem de vacinar os recém-nascidos contra a tuberculose deverão procurar os postos de saúde às quartas e sextas-feiras

Geórgia Santos
Publicado em 18/01/2017 às 07:55Atualizado em 16/12/2022 às 15:39
Compartilhar

Foto/Neto Talmeli

Aumento da procura pela vacinação contra a febre amarela fez a secretaria reprogramar os dias de imunização contra a tuberculose em recém-nascidos

Secretaria Municipal de Saúde altera dias de vacinação da BCG. No período de 23 de janeiro a 3 de março, as mães que tiverem de vacinar os recém-nascidos contra a tuberculose deverão procurar os postos de saúde às quartas e sextas-feiras. A alteração, que ainda é provisória, é devido à alta procura da população pela vacinação contra a febre amarela.

Segundo diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura de Souza, a mudança foi realizada de forma estratégica, pois a vacinação da febre amarela acontece às terças e quintas-feiras, mesmo dia em que era feita a vacinação da BCG. “Com o surto de casos que está acontecendo no nordeste de Minas, a procura pela vacinação aumentou muito e as nossas unidades estão lotadas. O que gerou desconforto para as mães que buscam a unidade para vacinar seus bebês contra a tuberculose. Por isso achamos melhor alterar os dias”, explica.

O diretor destaca que a medida ainda não é definitiva e vai até o dia 3 de março, porém, quando terminar o prazo, a secretaria vai avaliar a possibilidade de manter a vacinação nesses dias, caso haja boa aceitação e o fluxo funcione bem.

“É importante destacar que a medida vale para todas as unidades. Contudo, no caso da BCG é preciso se informar antes, pois não são todas as unidades que realizam a vacinação. É bom se inteirar, também, sobre o horário. Normalmente, as salas de vacina das nossas unidades funcionam das 8h às 16h, mas é bom entrar em contato, pois pode haver alguma intercorrência, como a falta de um profissional ou alterações no horário”, explica.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por