CIDADE

CTA tem 1,3 mil pacientes em tratamento de Aids

Em todo o país são 827 mil pessoas que vivem com HIV/Aids, com uma projeção de mais de 100 mil que não sabem que possuem o vírus

Letícia Morais
Publicado em 02/12/2016 às 07:46Atualizado em 16/12/2022 às 16:21
Compartilhar

 Neto Talmeli

Maria Clara de Vasconcelos, gerente do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, diz que os mais jovens estão se descuidando com o uso da camisinha

Dados do Ministério da Saúde divulgados na quarta-feira (30) mostram que 827 mil pessoas vivem com o HIV/Aids no Brasil. Desse total, a projeção é que 112 mil pessoas não sabem que possuem o vírus ou a doença. Estima-se que 372 mil pessoas não estejam em tratamento e 260 mil já estão cientes de que estão contaminadas.

Em Uberaba são 1.300 pessoas em tratamento de HIV/Aids somente no programa do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). É o que informa a gerente do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, Maria Clara de Vasconcelos. “Nós oferecemos tudo no programa de Aids. Caso dê positivo, já encaminhamos ao médico, para começar o tratamento”, afirma Maria Clara, salientando que existe a disponibilização dos antirretrovirais.

Ontem, quando foi celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, foram disponibilizados testes rápidos de HIV, entrega de preservativos e panfletos explicativos sobre a doença e outras DSTs. As ações foram realizadas em parceria com a Gerência Regional de Saúde (GRS) e com a Associação de Apoio às Pessoas Vivendo com HIV em Uberaba (Saiba Viver). Maria Clara reforça que, apesar de as ações terem sido intensificadas ontem, o CTA já realiza durante todo o ano, de forma gratuita, a coleta, os testes, as orientações e também a entrega de preservativos.

Leia mais:

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por