CIDADE

Boletim indica redução de casos na infância, mas cresce entre jovens

Novo Boletim Epidemiológico de HIV e Aids de 2016 informa ainda que a taxa de detecção de Aids em menores de cinco anos caiu 36%

Letícia Morais
Publicado em 02/12/2016 às 07:36Atualizado em 16/12/2022 às 02:40
Compartilhar

O novo Boletim Epidemiológico de HIV e Aids de 2016, divulgado pelo Ministério da Saúde (MS), informa ainda que a taxa de detecção de Aids em menores de cinco anos caiu 36% nos últimos seis anos. Os números caíram de 3,9 casos por 100 mil habitantes, em 2010, para 2,5, em 2015. Essa taxa em crianças dessa faixa etária é utilizada pelo MS como indicador para monitoramento da transmissão vertical do HIV. No entanto, os números revelam crescimento do número de caso entre jovens, sendo que 36% das ocorrências são na faixa de 15 a 24 anos.

Na avaliação da gerente do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, Maria Clara de Vasconcelos, os jovens e homossexuais representam a maioria dos casos na cidade. Por isto, em Uberaba, o trabalho está focado nesta categoria. “Os jovens homossexuais estão muito vulneráveis. É claro que os heterossexuais também, mas não é tanto. Eles têm consciência, mas hoje está tudo muito natural falar de HIV/Aids, eles estão esquecendo de utilizar o preservativo, que é necessário”, reforça Maria Clara.

Em contrapartida, a contaminação na terceira idade diminuiu consideravelmente, segundo Maria Clara. A gerente explica que a condição de atendimento médico, psicólogo e assistência social melhorou, no entanto, ainda é necessário que cada um saiba a importância de se preservar. “Não espere que o outro cuide por você, a responsabilidade de fazer uso do preservativo em uma relação sexual é sua. Não pode esperar que o outro ofereça, para ter ciência de que pode se contaminar não só pelo HIV, mas também por outras DSTs”, finaliza Maria Clara.

Leia mais:

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por