CIDADE

Demora para internação continua gerando reclamações nas UPAs

Mulher com suspeita de coágulo na cabeça aguarda por leito há nove dias na UPA do Mirante

Letícia Morais
Publicado em 25/10/2016 às 07:18Atualizado em 16/12/2022 às 02:43
Compartilhar

Arquivo

Paciente aguarda no sistema SUS-Fácil na UPA do Mirante, desde domingo da semana passada, um leito no Hospital de Clínicas para a realização de uma tomografia

A demora na fila do SUS-Fácil para a internação de pacientes que entram em uma das UPAs continua sendo alvo de reclamações de uberabenses. O vendedor Leonardo Silva fez contato com a reportagem solicitando auxílio, tendo em vista as dificuldades encontradas para conseguir a transferência de sua mãe, Raquel Placidna da Silva, de 52 anos, que está na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Parque do Mirante, para o Hospital de Clínicas (HC) da UFTM.

De acordo com Leonardo, sua mãe foi submetida a uma cirurgia no cérebro há dois meses para retirada de um tumor. Contudo, acredita-se que tenha ficado um coágulo - identificado em uma tomografia realizada recentemente - que está atrapalhando a recuperação dela. “Agora, ela precisa realizar uma ressonância para tirar a dúvida da tomografia”, explicou o vendedor, salientando que o problema está afetando a fala e a locomoção da mãe, que inspira cuidados. Leonardo Silva relatou, ainda, que há dois dias o médico da UPA não analisa o quadro clínico da mãe dele.

Procurada pela reportagem, a direção da UPA 24h do Parque do Mirante informa que a paciente deu entrada na unidade às 13h16, do dia 16, domingo da semana passada, acompanhada pelo filho. “Apresentava sonolência, com queixa de vômito há dois dias, porém, conforme relato da paciente, sem febre. Informou, ainda, que havia retirado tumor cerebral há dois meses no HC/UFTM. Foi inserida no SUS-Fácil para ser avaliada pela especialidade de neurocirurgia e segue aguardando vaga para hospital de referência”, alega a nota.

Sobre a afirmativa de que Raquel estaria sem o acompanhamento médico há dois dias, a Pró-Saúde negou, por meio de sua assessoria, afirmando que “a paciente foi avaliada todos os dias pelo médico e tem recebido cuidados de equipe multidisciplinar durante todo o tempo de permanência na unidade”, diz em nota. Ressalta ainda que o quadro de saúde da paciente é atualizado diariamente no sistema SUS-Fácil, onde é reforçada a necessidade de vaga no HC/UFTM para ser avaliada por uma unidade de alta complexidade.

No que tange à Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais, a assessoria de comunicação informou à reportagem do JM que Raquel foi cadastrada no sistema estadual de regulação no dia 19 de outubro, quarta-feira da semana passada. Ainda garante que a central de regulação fez a reserva de leito no HC/UFTM e teve negativa, com a justificativa de não ter leito, equipamentos e recursos humanos para receber a paciente. Contudo, a Secretaria de Estado de Saúde reforça que continua a busca por um leito para a paciente e garante que está empenhando todos os esforços necessários para conseguir a vaga o quanto antes.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por