CIDADE

Passeio ciclístico encerra amanhã a Semana Nacional do Trânsito

Durante toda a semana várias atividades foram realizadas em diversos pontos da cidade, com objetivo de educar pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas

Geórgia Santos
Publicado em 24/09/2016 às 07:43Atualizado em 16/12/2022 às 02:45
Compartilhar

Foto/Neto Talmeli

Blitze educativas foram realizadas em pontos de maior movimento na cidade durante a Semana do Trânsito

Termina neste domingo (25) a Semanal Nacional do Trânsito e, em Uberaba, com passeio ciclístico. Durante toda a semana, desde o dia 18 de setembro, foram promovidas diversas atividades de educação no trânsito em rodovias e vias urbanas de grande movimento, atingindo todos os envolvidos no trânsit motoristas, pedestres, ciclistas, entre outros.

A equipe da Seção de Educação no Trânsito e parceiros estiveram em locais como as rodovias BR-050 e MG-427, na avenida Prudente de Morais, na praça Rui Barbosa, entre outros pontos apontados, para a realização de trabalho educativo. “Na minha avaliação, houve resultado positivo, mas ainda há muito o que fazer, pois percebemos situações em que as pessoas não seguem as normas. Como, por exemplo, crianças sendo transportadas sem cadeirinhas, motociclistas circulando com a viseira levantada, entre outras situações que percebemos”, explica.

O grupo esteve também em locais onde existem as faixas elevadas de pedestres, e Hélio revela que percebeu resultado sobre o trabalho desenvolvido nestes locais. De acordo com ele, os motoristas estão cada dia mais seguindo a norma de que é preciso parar para travessia do pedestre. Porém, ele destaca que muitos não esperam que o pedestre atravesse por completo, que ele percorra toda a extensão da faixa. “O motorista até para, mas, na hora que o pedestre já percorreu o trecho que lhe impede seguir, ele vai”, diz.

Outra questão apontada pelo diretor é o trabalho com as crianças. Ele percebeu que, apesar de não serem ainda motoristas, é preciso orientá-las, não só para o futuro, como também para se tornarem multiplicadoras. Uma vez que algumas crianças durante as palestras acabam revelando os erros cometidos pelos pais no trânsito e, quando chegam em casa, repassam o que aprenderam na escola.

Para encerrar as atividades, ontem a equipe da Seção de Educação no Trânsito estava na BR-050, promovendo blitz educativa, e neste domingo (25), às 15h, será realizado o 1° Passeio Ciclístico Paz no Trânsito. A concentração será na Escola Estadual Geraldino Rodrigues da Cunha, no bairro Abadia, e o grupo segue até o Parque das Acácias. “Desta forma, terminamos a Semana Nacional do Trânsito com orientações aos ciclistas, lembrando que estes também fazem parte do trânsito e precisam seguir as normas”, finaliza.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por