CIDADE

Programa caça-esgotos intercepta 453 pontos irregulares em Uberaba

Presidente do Codau apresentou ontem balanço do programa caça-esgotos, que “limpa” os canais centrais da cidade

Letícia Morais
Publicado em 21/09/2016 às 09:55Atualizado em 16/12/2022 às 17:17
Compartilhar

Foto/Neto Talmeli

Presidente do Codau apresentou ontem balanço do programa caça-esgotos, que “limpa” os canais centrais da cidade

O Codau (Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba) divulgou balanço do programa caça-esgotos clandestinos, iniciado em outubro de 2015. O programa prevê a eliminação do lançamento clandestino de esgotos dentro das galerias de águas pluviais das avenidas centrais.

Já foram feitas 453 intercepções desde o início do programa, segundo o Codau. “Entramos em todos os canais, na época da seca, pois na chuva era impossível fazer isto. Percorremos de forma linear nos dois canais – antigo e novo – e identificamos 453 pontos, que foram retirados”, reforçou o presidente da autarquia, Luiz Guaritá Neto.

O programa foi dividido em fases. Na primeira, o Codau realizou um levantamento dos possíveis locais das avenidas centrais onde estariam sendo lançados os esgotos clandestinos. Após o referenciamento de cada ponto, deu-se início à retirada desses lançamentos dentro dos canais. Na sequência, eles foram redirecionados para os interceptores de esgotos, já implantados no centro da cidade.

O principal problema do esgoto clandestino, na visão de Luiz Neto, é o forte odor das avenidas. De acordo com ele, mais de 90% dos problemas de esgotos, em termos de volume, já foram resolvidos na cidade. “Nós retiramos totalmente o mau cheiro da avenida Guilherme Ferreira, de uma parte da Leopoldino de Oliveira e, ainda, falta a conclusão da Santos Dumont e Santa Beatriz. O restinho do mau cheiro que ainda tem, acredito que até o fim do ano ele estará resolvido”, afirmou Luiz Neto.

Concentração. Questionado sobre em qual ponto da cidade foi encontrado o maior número de esgotos clandestinos, Luiz Neto disse que o trabalho mais difícil foi realizado na avenida Leopoldino de Oliveira. “À época, o Codau não fiscalizou a obra que estava sendo feita pela antiga administração”, explicou o presidente da autarquia. Nela, foram feitas 38 intervenções nas ruas perpendiculares, somente na primeira etapa de execução, como Oswaldo Cruz, Tendente Wenceslau de Oliveira e Conde Prados.

Último ponto. Agora, segundo Luiz Neto, o principal problema a ser resolvido é no calçadão da rua Artur Machado. O presidente do Codau afirmou que a obra demoraria 45 dias para ser concluída e, por isto, só será realizada quando houver a revitalização do calçadão. “Estamos deixando para o último ponto, já que nós teríamos que quebrar a rua. Então, vamos esperar quando estivermos na revitalização já planejada dali, porque não seria possível incomodar os comerciantes agora, em uma época tão difícil, que é a crise que o país atravessa”, esclarece Luiz Neto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por