CIDADE

1º dia da campanha de multivacinação movimenta unidades de saúde da cidade

Postos de saúde estiveram cheios ontem, no primeiro dia da Campanha Nacional de Multivacinação

Letícia Morais
Publicado em 20/09/2016 às 23:14Atualizado em 16/12/2022 às 17:17
Compartilhar

Postos de saúde estiveram cheios ontem, no primeiro dia da Campanha Nacional de Multivacinação. O diretor da Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura, afirmou que os pais estão se conscientizando sobre a importância de manter os cartões de vacina dos filhos atualizados. “Os postos foram muito procurados, estamos observando adesão positiva, sendo que todas as unidades estão bem abastecidas e com pessoal capacitado. O Ministério da Saúde não incluiu nenhuma vacina, então a campanha é no intuito de o papai e da mamãe deixarem o cartão do filho atualizado”, destacou Robert Boaventura.

Até o dia 30 de setembro todas as crianças menores de cinco anos e jovens com idade entre nove e 14 anos devem participar da campanha. “Os pais têm que ficar atentos para ver se o cartão está atualizado. Muitas vezes a criança toma a vacina e os pais guardam o cartão, depois, só vão ver que está com a vacinação atrasada quando precisam fazer uma viagem ou para apresentar algum documento”, explica o diretor de Vigilância Epidemiológica. O diretor salienta ainda que a campanha de multivacinação não tem uma meta definida, já que o objetivo é apenas para atualizar os cartões. “Não se tem uma meta a ser atingida, esperamos conscientizar e alertar a população da importância de manter o cartão em dia”, reforça.

Para as crianças menores de cinco anos estão disponíveis vacinas contra a poliomielite, difteria, hepatite, tétano, entre outras indicadas para essa idade. Já os adolescentes serão vacinados contra a HPV (Papiloma Vírus Humano – no caso das meninas) e hepatite. De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, os pais podem levar os filhos para atualizar todas as doses nas unidades de saúde. A exceção é com a vacina da BCG, aplicada apenas às terças e quintas-feiras.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por