CIDADE

Prazo para enviar Declaração do Imposto Territorial Rural inicia nesta segunda

Segundo a Receita Federal, o produtor deve fazer a declaração até o dia 30 de setembro, pela internet

Geórgia Santos
Publicado em 22/08/2016 às 07:43Atualizado em 16/12/2022 às 17:38
Compartilhar

Começa hoje o prazo para Declaração do Imposto Territorial Rural (ITR). Conforme informações da Receita Federal, o produtor deve fazer a declaração até o dia 30 de setembro, pela internet. O imposto é estipulado a partir do Valor da Terra Nua da propriedade, isto é, o que a terra teria de valor se estivesse intacta naquele momento.

No Triângulo Mineiro existem regiões de alto valor econômico e maior capacidade de produção que a terra massapé; os chapadões que hoje têm valor econômico mais alto; os solos de cerrado que são as terras de menor valor; e o cerrado com boa topografia, mas de baixa produtividade.

“Os produtores devem ficar atentos ao prazo e também aos valores. No ano passado, houve um grande impasse sobre o ITR, em que os produtores não concordaram com os preços estipulados pela Prefeitura. Foram realizadas várias discussões entre Poder Público e produtores até ser estabelecida uma cartilha com novo conceito a ser aplicado neste ano”, explica o presidente do Sindicato Rural de Uberaba, Romeu Borges Júnior.

Segundo Romeu, hoje existem vários preços, sendo cinco valores preestabelecidos como recomendação e que contemplam a diversidade de áreas do município. “É claro que não ficou exatamente da forma que desejamos, pois nem sempre é possível, mas houve uma justiça fiscal mais equilibrada, uma vez que agora temos valor de cerca de R$12 mil o hectare, até mais”, explica.

Caso o contribuinte apresente a Declaração do ITR fora do prazo, ele estará sujeito à aplicação de multa. “O Sindicato e a Prefeitura estão disponíveis para ajudar os produtores neste procedimento. Sugiro aos contadores que busquem os órgãos para se informar”, afirma Romeu.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por