CIDADE

Liminar suspende mudança no plano de carreira dos servidores do TJMG

Mudança no plano de carreira dos servidores de 1ª e 2ª instâncias foi suspensa pelo Conselho Nacional de Justiça

Thassiana Macedo
Publicado em 21/08/2016 às 12:58Atualizado em 16/12/2022 às 17:39
Compartilhar

Mudança no plano de carreira dos servidores de primeira e segunda instâncias do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) foi suspensa pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio de liminar. Segundo a decisão, o processo de aprovação não foi transparente. O conselheiro Norberto Campelo justificou que, além de preceito constitucional, no ato, o Tribunal de Justiça mineiro atuou em atividade legislativa atípica.

A ação foi movida pelo Sindicato dos Servidores da Justiça de Primeira Instância de Minas Gerais (Serjusmig), alegando que não foi consultada, assim como outras instituições de classe, sobre a proposta de mudança. A entidade informa ainda que a entrada de seus representantes durante a votação do órgão especial do TJMG foi barrada por seguranças e que a análise da pauta administrativa não foi divulgada pela corte mineira.

Já o Tribunal alegou que a proposta de alteração do plano de carreiras teve participação do funcionalismo, seja em grupo de trabalho formado para debater o tema ou com a apresentação de sugestões nas fases de elaboração e revisão, sendo que a pauta não foi divulgada por falta de previsão em seu regimento. No Órgão Especial, o texto passou por duas sessões de análise, quando recebeu emendas e sugestões dos desembargadores.

Para o conselheiro Norberto Campelo, relator do caso, o TJMG ignorou a Resolução nº 215/2015 do CNJ, que prevê que as sessões dos órgãos colegiados são públicas e suas pautas devem ser divulgadas de forma a garantir a publicidade dos atos do Judiciário. Segundo Campelo, a clareza da norma o impede de ser convencido pelo argumento do Tribunal, de que os atos questionados não foram feitos por falta da regulamentação específica.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por