CIDADE

Secretário espera armar agentes da Guarda até o fim deste ano

Há mais de quatro anos a Guarda Municipal (GM) de Uberaba utiliza armas Taser para proteger bens e serviços municipais e zelar pela proteção do meio ambiente

Letícia Morais
Publicado em 21/08/2016 às 12:50Atualizado em 16/12/2022 às 17:38
Compartilhar

Há mais de quatro anos a Guarda Municipal (GM) de Uberaba utiliza armas Taser para proteger bens e serviços municipais e zelar pela proteção do meio ambiente. Agora, a meta do titular da Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Sedest), Wellington Cardoso Ramos, é armar, com armas de fogo, os guardas da cidade até o fim do ano.

À reportagem do Jornal da Manhã, Wellington disse que até os meses de novembro e dezembro a GM deverá trabalhar armada para, segundo ele, efetivamente se incorporar no sistema de Segurança Pública. “Não dá mais para a GM trabalhar só com a arma Taser. Os guardas não podem efetivamente desempenhar todo o papel que a demanda da segurança pública exige trabalhando desarmados”, pontuou.

O secretário reforça ainda que com o armamento da GM o sistema de segurança pública da cidade ganhará, de forma efetiva, mais 80 agentes que hoje trabalham desarmados. “Nós já estamos deflagrando o procedimento necessário, que inclui teste e curso/treinamento para todos os guardas, com empresas credenciadas pelo Ministério da Justiça e Polícia Federal, assim como exige a legislação”, explica o secretário.

De acordo com Wellington, paralelamente a isto, já foi deflagrado o processo de compra do armamento. “Nós não podemos dizer que a culpa é da PM, da Justiça, do Ministério Público ou da Polícia Civil. Na verdade, todo o sistema está carente e essas instituições também têm as suas carências. Estamos unindo esforços para que possamos melhorar a segurança dos uberabenses”, concluiu.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por