CIDADE

IMA fiscaliza lavouras para o cumprimento do vazio sanitário da soja

Até a semana passada os fiscais vistoriaram mais de 100 propriedades. Durante 90 dias, até dia 30 de setembro, é proibido o plantio deste grão

Geórgia Santos
Publicado em 27/07/2016 às 23:18Atualizado em 16/12/2022 às 02:50
Compartilhar

Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA)/Regional Uberaba fiscaliza propriedades durante o período do vazio sanitário da soja. Até a semana passada os fiscais vistoriaram mais de 100 propriedades. Durante 90 dias, até dia 30 de setembro, é proibido o plantio deste grão em todo o Estado. O vazio sanitário da soja acontece do dia 1° de julho a 30 de setembro e o propósito é eliminar as sojas existentes para que não haja disseminação da doença, conhecida na região como tiguera. A soja permanentemente se torna um propagador desta doença e, eliminando estes resquícios, o produtor contribui para que na próxima safra haja uma infestação menor deste fungo.

“Assim, os fiscais do IMA promovem vistorias para garantir que não haja sojas vivas nas lavouras. Somente permitimos em casos especiais, em que houve autorização”, explica o coordenador do IMA, Rony Adolf Hein. Segundo Rony, conforme o planejamento elaborado para a regional, a previsão é fiscalizar no mínimo, durante o período do vazio sanitário, 160 propriedades, sendo que o número pode aumentar quando estão sendo realizadas as vistorias. “Se encontramos algum produtor com plantação de soja, e que não houve autorização especial para isso, emitimos uma notificação para que a soja seja eliminada. Depois, retornamos para verificar”, explica Rony, ressaltando que, além de ter que eliminar a soja, o produtor pode ser multado em 1,5 mil Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais, R$4.516,35. Entretanto, Rony revela que na maioria dos casos o produtor segue as orientações no momento em que foi notificado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por