CIDADE

Graau realiza 7ª edição de evento para discutir a adoção em Uberaba

Mesa-redonda vai abordar o tema O tempo na adoção: quanto tempo o tempo tem?, com participação de psicóloga e promotor da Infância

Thassiana Macedo
Publicado em 24/05/2016 às 08:05Atualizado em 16/12/2022 às 18:45
Compartilhar

Foto/Divulgação

O Grupo de Apoio à Adoção em Uberaba (Graau) realiza hoje, a partir de 19h, 7ª edição do Evento Comemorativo ao Dia Nacional da Adoção, no auditório Cecília Palmério, na Uniube (campus Centro), na avenida Guilherme Ferreira, nº 217. A data é celebrada nesta quarta-feira (25) e está sendo comemorada com uma série de eventos, como a exposição “Amor de Mãe”, aberta no Shopping Uberaba de 5 a 25 de maio, e a 2ª Corrida da Adoção, realizada no último domingo (22) no Parque das Acácias.

De acordo com a presidente do Graau, Jussara Marra da Cruz Tuma, a proposta do evento é promover um encontro cultural com a realização de uma mesa-redonda. Na edição deste ano, a mesa aborda o tema “O tempo na adoçã quanto tempo o tempo tem?” e conta com a presença da psicóloga Luciana Pontes Bichuetti e do promotor da Infância e Juventude, André Tuma Delbim Ferreira. “A mesa vai discutir o tempo dos pretendentes e o tempo das crianças que discutem por que ele é importante, como esperar, o que acontece quando crianças e adolescentes esperam muito tempo dentro das instituições e como podemos reduzir este tempo sem atropelar os procedimentos que precisam ser respeitados”, explica.

Jussara Tuma destaca que, a partir da habilitação dos pretendentes para a adoção, cujo curso e procedimentos duram cerca de 10 meses, o tempo de espera pode variar de um ano a cinco anos ou mais, dependendo do grau de exigência da família para o perfil da criança a ser escolhida.

Como a adoção muda profundamente a vida da criança e também da família que a recebe, o Graau realiza, sempre no 1º sábado de cada mês, uma reunião aberta ao público na sede da Associação dos Funcionários da Polícia Federal de Uberaba (AFPF), na rua Delegado Agílio Monteiro, nº 15, Parque do Mirante. “A vida muda de um dia para o outro. Por isto, durante essa espera, é preciso estar sempre em contato com a adoção e com outras famílias para que a mudança se torne menos difícil. E especialmente depois que o filho chega, é importante continuar frequentando o grupo e em contato com outras famílias que também vivem a mesma realidade para ajudar nessa troca de experiência e nas dificuldades que podem surgir”, ressalta.

As reuniões recebem famílias adotivas convidadas e conta com o apoio de estagiárias do curso de Psicologia da UFTM. Outras informações podem ser obtidas através da página do Graau no endereço www.graau.com.br ou pelo e-mail [email protected].

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por