CIDADE

Internautas acreditam que PMU precisa rever prioridades para enfrentar a crise

Prefeito Paulo Piau disse considerar todas as sugestões importantes e bem-vindas, bem como das medidas que estão sendo tomadas

Letícia Morais
Publicado em 23/05/2016 às 15:29Atualizado em 16/12/2022 às 18:47
Compartilhar

Arquivo

Paulo Piau disse considerar todas as sugestões importantes e bem-vindas, bem como das medidas que estão sendo tomadas

As medidas adotadas pelo prefeito Paulo Piau para tentar economizar R$35 mi até o fim do ano na Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU) e conseguir enfrentar o momento de crise que o país atravessa estiveram em pauta no Fórum JM, no JM Online. Os internautas opinaram sobre possíveis mudanças que poderiam ajudar a Administração Municipal a driblar as dificuldades financeiras.

Na avaliação do leitor Castilho Renato Pereira, do bairro Morumbi, é necessário rever as prioridades para a população e concentrar a atenção no corte de gastos para orçamentos de projetos que não interferem no bem-estar da população. Já o internauta Mariano Leite, do Jardim Grande Horizonte, diz que a PMU deve acabar com 90% dos serviços terceirizados. “Eles encarecem a máquina em mais de 40%”, afirma.

O morador João Bosco Tavares Machado, do bairro Maringá II, acredita que a cidade está crescendo desordenadamente, sem nenhuma preocupação. “Nos bairros recém-criados não são construídas escolas, postos de saúde ou de polícia. É de se indignar quando um prefeito diz que sua administração está com dificuldades financeiras, principalmente no final de um mandato. Acabar com o excesso de apadrinhados faz parte do processo no início da gestão, e não no final dela”, expõe o leitor.

Por fim, o internauta do Jardim Copacabana sugere que haja corte nos salários dos vereadores e redução no quadro de funcionários da Prefeitura. “Precisa começar pelo corte dos assessores de vereadores para depois reorganizar o quadro funcional, rever a receita líquida de arrecadação do Município e confrontar com os gastos, organizando os investimentos em estudos e pesquisas, que são prioridades para os uberabenses”, conclui.

 

Piau afirma que Legislação é burocrática e trava as Prefeituras

A pedido do JM Online, o prefeito Paulo Piau e sua equipe responderam ponto a ponto as questões destacadas pelos internautas. Segundo a Administração Municipal, o trabalho de enxugamento da máquina administrativa começou em 2013. “A atual gestão encontrou uma estrutura com 988 cargos comissionados. Descontando as recentes exonerações, são 672 cargos ocupados, o que corresponde à redução de mais de 31%, ou seja, 312 cargos comissionados são ocupados”, explicou, em nota. O prefeito destacou que metade dos cargos comissionados e ainda ocupados é mantida por servidores de carreira e que os demais, em sua grande maioria, têm como contratados técnicos operacionais afetos a cada secretaria, e não por mera indicação política.

Todos os serviços essenciais promovidos pela PMU necessitam dos cargos em comissão, segundo a secretária de Administração, Eclair Gonçalves. “É um equívoco afirmar que a grande maioria dos cargos da Prefeitura é de indicação política. Alguns são até mesmo eleitos, como é o caso de parte dos diretores escolares. A maioria é composta por profissionais técnicos que precisam ter conhecimento em suas áreas de atuação”, afirma Eclair.

Com relação à revisão de prioridades na Prefeitura, a administração do Município assegurou que os projetos foram revistos e os prioritários, elencados. Quanto à sugestão de acabar com 90% dos serviços terceirizados, a administração considera que alguns são mais econômicos. “De toda forma, estamos revendo contratos e aquilo que se provar ser mais econômico, com certeza, será revisto”, garantiu a nota.

Sobre a revisão da receita líquida de arrecadação do Município e o confronte de gastos, o governo municipal garantiu à reportagem que o trabalho é realizado pela Secretaria de Finanças. “Projetos de estudos e pesquisas estão sendo implantados por meio da consultoria da Fundação Getulio Vargas, resultando na redução de cargos e recuperação de créditos”, explicou.

Por fim, o prefeito Paulo Piau disse considerar todas as sugestões importantes e bem-vindas, bem como o esclarecimento do que está sendo feito desde o primeiro dia de governo. “Às vezes, as pessoas não sabem a complexidade que é e a burocracia que a Legislação imputa às prefeituras, o que acaba travando o país. Mas todas as medidas de gestão estão sendo tomadas”, assegura Piau.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por