CIDADE

Levantamento revela boa expectativa de vendas dos comerciantes mineiros

Para o levantamento, foram ouvidos empresários e consumidores mineiros, apontando que 59,3% dos comerciantes esperam um desempenho de vendas melhor

Thassiana Macedo
Publicado em 06/05/2016 às 08:25Atualizado em 16/12/2022 às 19:00
Compartilhar

Para Marcelo Árabe, presidente do Sindicomércio, o valor afetivo da data

é o principal motivador para as compras nesta época do ano

Pesquisa desenvolvida pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio-MG revela que a data comemorativa mais importante para o comércio no primeiro semestre pode melhorar as vendas em 69% das lojas nesse período. Para o levantamento, foram ouvidos empresários e consumidores mineiros, apontando que 59,3% dos comerciantes esperam um desempenho de vendas melhor ou igual ao do ano passado.

Segundo o presidente do Sindicomércio Uberaba, Marcelo Carneiro Árabe, o valor afetivo da data é o principal motivador para as compras nesta época do ano, na opinião dos lojistas, os quais desenvolverão uma série de ações para conquistar os consumidores. “Os empresários uberabenses estão investindo em suas vitrines para aumentar as vendas, fazendo promoções e oferecendo kits de produtos”, observa.

Por outro lado, o estudo também verificou que o consumidor está mais cauteloso e dará preferência aos artigos mais baratos neste ano. A pesquisa de Intenção de Consumo mostra que o tíquete médio das compras não ultrapassará os R$100, segundo 67,7% dos consumidores entrevistados. Entre as opções de presentes pretendidos pelos filhos se destacam as roupas (26,3%), os artigos de perfumaria (18%) e os calçados (16,6%). E a modalidade de pagamento priorizada nesse período será o pagamento à vista, em dinheiro ou débito, a fim de evitar o endividamento.

Para Marcelo Árabe, o horário de atendimento das 9h às 18h no sábado permite aos consumidores mais tempo de ir às lojas, pesquisar preços e fazer suas compras. “A expectativa é de conseguirmos pelo menos igualar as vendas do ano passado. Apesar do cenário econômico, os filhos não deixam de presentear suas mães nesta data”, ressalta o dirigente.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por