CIDADE

Medida provisória prorroga prazo do CAR

Estão autorizados a entregar o Cadastro Ambiental Rural até 5 de maio do ano que vem todos os que possuem imóveis de até quatro módulos fiscais

Geórgia Santos
Publicado em 06/05/2016 às 08:28Atualizado em 16/12/2022 às 19:00
Compartilhar

Foto/Arquivo

Romeu Borges, presidente do Sindicato Rural de Uberaba, diz que a prorrogação foi boa, mas seria melhor se fosse para todos

Medida provisória prorrogou prazo para inscrição do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Previsto para se encerrar ontem, os produtores com imóveis de até quatro módulos fiscais e que ainda não fizeram o procedimento terão mais um ano para realizá-lo. Conforme a medida publicada no Diário Oficial, o prazo vence em 5 de maio de 2017.

A prorrogação foi comemorada por muitos, mas o presidente do Sindicato Rural de Uberaba, Romeu Borges Júnior, não esconde que esperava que o benefício fosse concedido a todos os produtores. “Com certeza foi um alívio para muitos, o prazo precisava, sim, ser estendido, muitos poderiam ter problemas com financiamentos se não fizessem o cadastramento no prazo. Mas, se fossem contemplados todos os produtores, seria melhor”, destaca o presidente.

Romeu revela que esta prorrogação tem o foco nos pequenos produtores, muitos não fizeram o procedimento, esperando pelo auxílio do Estado. De acordo com ele, na própria legislação está exposto que quem deve fazer o CAR para o pequeno produtor, da agricultura familiar, é o Estado. E isso não aconteceu, não houve o envolvimento na forma que deveria, e muitos não fizeram a inscrição. “Espero que agora o Estado também faça a sua parte, não apenas quanto à prorrogação, mas realizando o procedimento para aqueles que precisam”, enfatiza o presidente do Sindicato Rural.

Contudo, foi aprovada uma medida provisória na Câmara Federal que prorroga o prazo de inscrição do CAR, para todos os produtores, para o mês de dezembro de 2017. A medida ainda precisa da aprovação do Senado e da sanção da Presidência da República. “Também estamos acompanhando essa situação, não sei como ficaria se fosse aprovada, mas, sem dúvida, seria ainda melhor”, diz.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por