CIDADE

Volume de declarações do IR fica abaixo do previsto na cidade

Uberaba segue tendência nacional e quantidade de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2016 ficou abaixo das estimativas da Receita Federal

Geórgia Santos
Publicado em 03/05/2016 às 21:59Atualizado em 16/12/2022 às 19:03
Compartilhar

Uberaba segue tendência nacional e quantidade de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2016 ficou abaixo das estimativas da Receita Federal. No município, a previsão era de 58 mil declarações entregues e, conforme os números divulgados pelo órgão, foram feitas 57.409 transmissões.

Em todo país, 27.960.663 contribuintes fizeram a declaração dentro do prazo estipulado. O número ficou abaixo das estimativas da Receita. Originalmente, o Fisco esperava receber 28,5 milhões de declarações este ano, mas a projeção foi revista para 28,2 milhões.

Na regional de Uberaba foram realizadas 128.163 declarações e a previsão era de cerca de 128.500. “Esse número abaixo do esperado não quer dizer necessariamente que aqueles que não fizeram terão problemas com a Receita. Acreditamos que muitos não declararam porque estão com a renda menor ou ficaram desempregados em 2015, por isso não se chegou ao valor exigido para declaração. Além disso, outro motivo é que a tabela não sofreu reajuste”, explica o delegado-adjunto da Receita Federal, Sizenando Ferreira.

Para detectar aqueles contribuintes que precisam declarar e não fizeram o procedimento, segundo Sizenando, é preciso realizar alguns cruzamentos, como, por exemplo, com a declaração feita por empresas sobre o salário pago aos trabalhadores, entre outras situações. “Mas isso é um trabalho que será apurado a partir desta semana, até no meio do ano. Aqueles que deveriam fazer a declaração e não fizeram serão considerados inadimplentes e terão de pagar a multa em 1% do imposto devido por mês de atraso (limitado a 20% do imposto total) ou em R$165,74, prevalecendo o maior valor”, diz.

Com relação à malha fina, na regional de Uberaba, 3.117 contribuintes foram inseridos. Segundo Sizenando, houve uma queda com relação a anos anteriores, mas já era esperada a redução com a introdução da obrigatoriedade de médicos, odontólogos, psicólogos e terapeutas em informar o CPF dos clientes. Quanto à restituição, o pagamento começa em 15 de junho e vai até 15 de dezembro, em sete lotes mensais.

Rascunho. Já está disponível o rascunho no site da Receita para o contribuinte que quiser adiantar o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física do próximo ano.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por