CIDADE

HC volta a receber leite humano pasteurizado nesta segunda-feira

Em setembro de 2014 o Banco havia interrompido a distribuição a instituições em geral, a fim de adequar-se às exigências da Vigilância Sanitária

Thassiana Macedo
Publicado em 02/05/2016 às 07:41Atualizado em 16/12/2022 às 19:04
Compartilhar

 Arquivo

O produto chega congelado ao hospital e é mantido no Lactário em temperaturas entre 4ºC e 8ºC

Nesta segunda-feira, 2 de maio, o Hospital de Clínicas (HC-UFTM) volta a receber leite humano pasteurizado do Banco de Leite de Uberaba, ligado à Secretaria Municipal de Saúde. Em setembro de 2014 o Banco havia interrompido a distribuição a instituições em geral, a fim de adequar-se às exigências da Vigilância Sanitária.

De acordo com a chefe da UTI Neonatal, Eliene Machado Félix, o leite humano voltará a ser utilizado em cerca de 30 dietas diárias da UTI Neonatal, alojamento conjunto, Unidade de Cuidados Intermediários e Pediatria. “O produto chega congelado ao hospital e é mantido no Lactário em temperaturas entre 4ºC e 8ºC. Após o porcionamento das dietas de cada neonato, o leite é fornecido via sonda, a 20ºC”, explica.

Dentre os casos que demandam uso de leite humano pasteurizado ou fórmula industrial, a médica destaca o de mães que não podem amamentar ou realizar ordenha beira leito devido a dificuldades de estar no Hospital na frequência necessária, lactantes com doenças infectocontagiosas específicas, como o HIV, e mães usuárias de drogas, como o crack.

Durante o período em que não houve o fornecimento do Banco, o Hospital ministrou fórmulas industrializadas padrão aos lactentes, cuja matéria-prima é o leite de vaca submetido a modificações para aproximar-se da composição do leite humano. “A indicação do leite humano é prioritária para prematuros com peso inferior a 1,5 kg, que possuam malformação do trato gastrointestinal ou condições para o desenvolvimento de enterocolite necrosante. Para todos os bebês, contudo, há vantagens em comparação com a fórmula industrializada, principalmente benefícios ao sistema imunológico e melhor adequação ao trato digestivo dos bebês”, ressalta a chefe da UTI Neonatal, Eliene Félix.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por