CIDADE

Mato cresce até nas calçadas, colocando pedestres em risco

O mato é predominante em praticamente todos os terrenos vagos do bairro de Lourdes

Letícia Morais
Publicado em 08/02/2016 às 07:46Atualizado em 16/12/2022 às 20:10
Compartilhar

Neto Talmeli

Chega a ser impossível utilizar as calçadas na esquina entre as ruas das Acácias e das Esmeraldas porque lá só tem mato

O mato é predominante em praticamente todos os terrenos vagos do bairro de Lourdes. Os moradores relataram que o descarte irregular de lixo doméstico, de materiais de construção e entulhos acontece com frequência, não só nos terrenos, mas também no meio da rua. Segundo eles, a Prefeitura já foi acionada diversas vezes, mas nada é feito, nem com relação ao mato, muito menos com os proprietários dos terrenos.

Aposentada Iolanda Maria da Silva Rodrigues, de 75 anos, mora há mais de 35 anos na rua das Laranjeiras e contou à reportagem que esse tipo de ação inconsequente de parte da população não é rara. “Eu já tive dengue duas vezes por conta desse terreno enorme aqui, na rua de casa, porque esse mato está sempre sujo. Além disso, minha casa vive infestada com animais, principalmente os caramujos, que estão por todos os lugares”, explicou.

Dias após a ida da reportagem ao local, verificamos que o terreno havia sido limpo. Porém, o problema não é de exclusividade dos moradores da rua das Laranjeiras. Na rua das Esmeraldas e na rua das Acácias, próximo à avenida Niza Marquez Guaritá, constatou-se a existência de diversos deles, inclusive, alguns sem cercas e com quantidade relevante de lixo.

O Departamento de Posturas afirmou que na rua das Esmeraldas foram constatadas diversas autuações referentes ao Código de Limpeza Urbana, bem como falta de limpeza do imóvel, falta de construção do muro e do passeio do imóvel. Na consulta, o departamento verificou que a maioria das autuações nesta rua é recente. Com relação às autuações mais antigas, da mesma localidade, a pasta destacou que foram encaminhadas ao agente de fiscalização, para que nova vistoria seja feita nos locais. Os locais reincidentes serão autuados e os agentes encaminharão ordem de serviço e limpeza à Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb).

Os terrenos da rua das Acácias também foram autuados diversas vezes, segundo a Posturas, inclusive com as mesmas infrações. Por fim, salientou que muitas das autuações foram feitas recentemente, por isso, os terrenos que já estão em fase de nova vistoria serão novamente autuados e a ordem de serviço será encaminhada à Sesurb.

Neto Talmeli

 Terreno particular enorme na rua das Acácias com a Niza Marques Guaritá, chama atenção pelo desleixo

Neto Talmeli

 Mato, mato e mais mato. Ele toma conta de praticamente tudo no bairro de Lourdes, desafiando os pedestres e colocando vidas em risco

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por