CIDADE

Diretoria do Instituto de Engenharia a ser eleita vai defender a acessibilidade

O Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro (IEATM) realizará eleição no dia 16 de fevereiro

Thassiana Macedo
Publicado em 05/02/2016 às 08:07Atualizado em 16/12/2022 às 20:12
Compartilhar

Foto/Divulgação

Vaga existente para deficiente, mas com mureta que impede cadeirante de descer do carro, erros que serão combatidos pela nova diretoria 

O Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro (IEATM) realizará eleição no dia 16 de fevereiro, das 9h às 17h, na sede da instituição, na avenida Leopoldino de Oliveira, nº 1.020, no Parque do Mirante. O engenheiro civil Eleiçon Mariano de Almeida é candidato único à eleição, mas é preciso que engenheiros e arquitetos de Uberaba e região compareçam para depositar seu voto. Apesar de já ter participado de diretorias anteriores, ele preside a entidade pela primeira vez.

A avaliação do setor é que 2016 será difícil para quem atua na construção civil, visto que as medidas necessárias para aquecer a economia não foram tomadas em 2015. Eleiçon explica que embora o instituto tenha como foco a valorização dos profissionais da engenharia e arquitetura, e o Sinduscon atue junto às construtoras, pois os dois estão ligados, uma sente o reflexo da outra. “Estamos passando por uma crise que acredito ser muito mais política e moral do que econômica. Do fim da década de 80 e início de 90, tivemos 10 anos de paralisação, o país não tinha reservas. Agora, se houvesse entendimento político tudo se resolveria rápido, mas o problema na construção civil é que ela é a primeira a sentir e a última a reagir. Resolvida a situação este ano, já teríamos um 2017 algo mais claro”, avalia.

O engenheiro ressalta que, neste cenário, o papel do IEATM é apoiar os engenheiros e arquitetos tentando uma recolocação no mercado de trabalho através da criação de uma bolsa de empregos para a divulgação de vagas nas empresas da região. “Também pretendemos lançar algo na área de treinamento e de valorização da profissão, atualizando sobre o que é necessário para enfrentar esse período de dificuldade. No âmbito político o que temos feito foi subsidiar a Prefeitura com formas de alavancar as obras e oferecer mais trabalho”, destaca Eleiçon Mariano.

Outro papel é aproximar o instituto da comunidade e contribuir para o progresso da cidade apresentando sugestões e atuando em parceria com a Prefeitura e outros órgãos que visam ao aumento da qualidade de vida em Uberaba. Em reuniões semanais, a entidade discute questões como acessibilidade urbana deficiente. É o caso da vaga para deficientes em frente a um supermercado na avenida Fidélis Reis. A vaga existe, mas não há como o portador de necessidades especiais descer com sua cadeira de rodas, pois há uma mureta impedindo o acesso do cadeirante à calçada.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por