CIDADE

Procon orienta consumidores sobre o Black Friday

Chefe de Departamento do Contencioso do Procon, Cláudia Feres, alerta que, mesmo em promoção, os produtos devem manter a qualidade e adequação ao uso

Geórgia Santos
Publicado em 25/11/2015 às 16:08Atualizado em 16/12/2022 às 21:09
Compartilhar

Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) alerta consumidores sobre os cuidados ao fazer compras aproveitando as promoções do "Black Friday". Programada para começar a partir de sexta-feira (27), a promoção é a oportunidade em que sites e lojas oferecem descontos que podem chegar a 80% do valor original do produto.

“Os produtos inseridos na Black Friday devem manter a qualidade, como em qualquer época do ano. O consumidor deve analisá-lo, se está adequado ao uso, se tem algum defeito e fazer o aferimento na loja. O desconto não pode ser oferecido porque o produto não tem qualidade, como acontece nas liquidações de ponta de estoque, em que o preço cai por conta de defeito”, explica a chefe de Departamento do Contencioso do Procon, Cláudia Feres.

A promoção também acontece nas lojas da internet e, neste caso, a cautela deve ser redobrada. Segundo Claudia Feres, o maior problema sobre as compras na internet ainda é a insegurança, já que não existe uma fiscalização adequada se os sites realmente existem. Por isso, ainda é possível encontrar muitos consumidores que compram em sites falsos.

“Normalmente, no dia da Black Friday as pessoas ficam entusiasmadas com os descontos, que são até maiores do que nas lojas físicas, mas é preciso cautela. Informar-se antes se o site que pretende comprar existe realmente. Procure a Receita Federal para saber se existe a inscrição do CNPJ, os endereços físico e eletrônico devem estar de forma clara e correta, se as características dos produtos são informadas. Ainda, buscar o Procon para saber se existe alguma reclamação sobre o site também pode ser uma boa alternativa”, explica a chefe de Departamento do Contencioso.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por