CIDADE

Preço do etanol assusta motoristas

Quem abastece seu veículo com etanol levou susto ao perceber aumento no preço médio de 14,21%. Siamig confirma que o preço estava congelado até 2014 e precisava ser corrigido

Geórgia Santos
Publicado em 07/10/2015 às 15:23Atualizado em 16/12/2022 às 21:55
Compartilhar

 Motoristas questionam aumento no preço do litro do etanol. Recentemente o Procon divulgou pesquisa em que o etanol foi o combustível que apresentou o maior aumento no preço médio, chegando a 14,21%. Contudo, a população questiona estes valores, pois o reajuste anunciado pela Petrobras é somente para a gasolina (6%) e para o diesel (4%) nas refinarias. A Associação dos Revendedores de Derivados de Petróleo em Uberaba (Aspetru) diz que aumento está relacionado ao preço praticado pelas usinas.

“Estamos apenas repassando os valores. Compramos o etanol por este preço das distribuidoras, que, por sua vez, compraram das usinas. Essa foi a justificativa que nos repassaram”, explica o presidente da associação, José Antônio Nascimento Cunha, o Totonho.

Por sua vez, a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (SIAMIG) informa que há cerca de cinco anos os produtores de etanol vêm trabalhando no vermelho, comercializando o etanol hidratado abaixo do custo de produção, devido a uma política de 2010 a 2014, que congelou o preço da gasolina. Este ano os preços começaram a ser corrigidos e o mercado de combustíveis trabalha com novos patamares de valores.

Portanto, ainda conforme a Siamig, a correção do preço do etanol é uma política que visa o equilíbrio do mercado entre a oferta e demanda. Além disso, os recentes aumentos ocorridos apresentam a mudança na política de preço das distribuidoras de combustíveis e postos revendedores, que nem sempre refletem as alterações de preços na produção.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por