CIDADE

Nova adutora resolve crise de abastecimento em 70 bairros

Com investimentos de R$6 milhões, a adutora está em funcionamento para teste há 45 dias e tem 14,5 quilômetros de extensão

Geórgia Santos
Publicado em 06/10/2015 às 07:52Atualizado em 16/12/2022 às 21:57
Compartilhar

Foto/Neto Talmeli

Presidente do Codau fala aos presentes durante o evento de inauguração, na manhã de ontem, na rua Antônio Rios

Grande Adutora Diagonal reduz tempo de abastecimento de água para a região oeste da cidade. A inauguração foi realizada na manhã dessa segunda-feira, porém, a adutora já está em funcionamento para teste há 45 dias. A nova tubulação faz parte do projeto “Mais Água” e aumenta a capacidade de abastecimento para mais de 70 bairros da cidade.

De acordo com o presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, o antigo sistema de adutora era em formato de círculo, e a diagonal é em linha reta, passando por vários bairros. Se antes o período de abastecimento, passando de um castelo para outro até chegar nessa região, era de 14 horas, agora todo o trajeto está sendo feito em três horas e meia. “Essa distribuição de água diretamente em um ponto que já era crítico nos possibilitou fazer a distribuição mais efetiva, democrática, com os reservatórios permanecendo sempre cheios, com altura monométrica para atender regiões mais altas”, diz.

Com a construção dessa adutora, o presidente da autarquia afirma que a atual administração está resolvendo o problema de falta de água em Uberaba. Já com a complementação das demais obras que estão em andamento, Guaritá garante que não haverá problemas de abastecimento pelos próximos 20 anos. Contudo, ele destaca que, se houver desabastecimento agora, é porque faltou no Rio Uberaba, e, assim como esses bairros, outros terão transtornos.

O investimento para a construção da adutora foi de cerca de R$6 milhões, com grande parte dos recursos do Codau. A adutora possui a extensão total de 14,5 quilômetros e é uma rede mestra de distribuição de água que interliga a Estação de Tratamento (ETA) ao Centro de Reservação (CR) 6, no bairro Olinda, e desse ponto a tubulação segue até o CR-12, na vila Ozanan, já em construção. Por falar no CR-12, o presidente do Codau explica que o reservatório é uma complementação, mas não é necessário que esteja pronto para o funcionamento da adutora, que já está realizando o abastecimento da região.

O prefeito Paulo Piau, por sua vez, comentou sobre as demais obras que compõem o projeto Mais Água. Uma delas é a barragem que será construída no Rio Uberaba. De acordo com ele, o projeto já está praticamente pronto e nesse momento são feitos os acertos finais junto ao Ministério das Cidades e à Caixa Econômica Federal, para depois fazer a licitação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por