CIDADE

Em nota, CNBB diz que permitir o porte pode agravar a dependência

Publicado em 30/08/2015 às 14:16Atualizado em 16/12/2022 às 22:32
Compartilhar

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota na semana que passou em que se diz contrária à descriminalização do porte de drogas. Na última semana, o Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou um julgamento sobre a descriminalização para o consumo pessoal. O relator, ministro Gilmar Mendes, votou a favor, mas o julgamento foi suspenso após o ministro Edson Fachin pedir vistas do processo (mais tempo de análise).

Para a CNBB, a descriminalização "facilitará a circulação de entorpecentes" e pode legalizar uma "cadeia do tráfico". "A não punibilidade do porte de drogas, tendo como argumento a preservação da liberdade da pessoa, poderá agravar o problema da dependência química, escravidão que hoje alcança números alarmantes. A liberação do consumo de drogas facilitará a circulação dos entorpecentes. Haverá mais produtos à disposição, legalizando uma cadeia de tráfico e de comércio, sem estrutura jurídica para controlá-la", escreveu a entidade na nota.

Segundo a CNBB, o caminho mais efetivo no combate às drogas é o investimento em políticas públicas e campanhas de conscientização. "O caminho mais exigente e eficaz, em longo prazo, é a intensificação de campanhas de prevenção e combate ao uso das drogas, acompanhado de políticas públicas nos campos da educação, do emprego, da cultura, do esporte e do lazer para a juventude e a família", disse a Conferência. "Com a descriminalização das drogas, a crescente demanda de tratamento da parte de incontáveis dependentes aumentaria muito", concluem os bispos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por