CIDADE

Codau inicia montagem do sistema de transposição do rio Claro

De acordo com o Codau, apesar do período de seca, o abastecimento da cidade está sendo mantido pelo rio Uberaba; vazão está dentro dos padrões normais

Publicado em 30/08/2015 às 19:10Atualizado em 16/12/2022 às 22:33
Compartilhar

Codau começa de fato montagem do sistema de transposição do rio Claro. No dia 15 de agosto o Jornal da Manhã noticiou que o processo de instalação de equipamentos da transposição havia se iniciado. Neste momento, segundo o Codau, os aparelhos começam a ser colocados, mas ainda não há necessidade de ligar as bombas.

Conforme a nota encaminhada pela assessoria de imprensa, apesar do período de seca, o abastecimento da cidade está sendo mantido pelo rio Uberaba. A vazão do principal manancial está dentro dos padrões normais para a época, com menos vazão, mas ainda de forma regular.

Contudo, na última semana, equipes técnicas do Codau trabalharam na montagem do sistema de transposição do rio Claro. A medida é apenas preventiva. Se o rio Uberaba apresentar redução significativa de vazão, o Codau estará preparado para acionar os motores da transposição e assim complementar a vazão do rio Uberaba.

Vale lembrar que no ano passado, quando houve grave crise hídrica, o Codau colocou em funcionamento a transposição de água do rio Claro no fim do mês de julho para ampliar a vazão no rio Uberaba durante o período de seca, chegando a ligar durante o período duas das três bombas. Foram 120 dias de bombeamento entre os meses de julho e novembro.

Em 2015, segundo a Defesa Civil de Minas Gerais, 106 cidades decretaram situação de emergência no Estado devido à seca. Em Uberaba, ainda não foi necessário adotar tal medida, mas o Codau destaca a importância da população em manter a postura de consumo consciente para que os efeitos da estiagem causem menos transtornos possíveis.

Obras. O Codau está construindo quatro novos centros de reservação (CR) para ampliar o abastecimento público em Uberaba. Eles estão situados nos bairros Abadia, Vila Ozanan, Amoroso Costa e Valim de Melo. As obras de terraplenagem dos CRs 12 (Vila Ozanan), 13 (Valim de Melo) e 5 (Abadia) já foram concluídas e agora a execução está na fase das fundações. O CR-4 (Amoroso Costa) entra na fase final de obras de seu reservatório metálico cilíndrico.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por