CIDADE

Município tem programa nas UBSs para quem quer deixar de fumar

Programa conta com uma equipe multidisciplinar e o paciente recebe todo o acompanhamento necessário, além de medicação

Geórgia Santos
Publicado em 29/08/2015 às 20:58Atualizado em 16/12/2022 às 22:34
Compartilhar

Secretaria Municipal de Saúde promove atividades no centro da cidade para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado hoje. No entanto, na manhã de ontem foi realizada ação na praça Rui Barbosa para alertar a população sobre os malefícios do cigarro e a importância de parar de fumar. Já no cruzamento das ruas Santo Antônio e Olegário Maciel, a equipe do Departamento de Zoonoses realizou blitz educativa com informações sobre os cuidados com a dengue.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é celebrado neste 29 de agosto, mas em Uberaba as atividades foram realizadas um dia antes. Na praça Rui Barbosa, a equipe do Programa Municipal de Controle do Tabagismo repassou orientações à população sobre os malefícios do cigarro e onde procurar ajuda para deixar a dependência. Na ocasião também foi montada estrutura para a população conhecer quais serviços estão disponíveis na rede municipal.

De acordo com a referência técnica do programa, Nara da Silva de Oliveira, todas as Unidades Básicas de Saúde possuem equipes treinadas para o atendimento ao usuário de cigarro. “A pessoa que deseja parar de fumar deve procurar a unidade mais perto de sua residência para iniciar o tratamento. O programa conta com uma equipe multidisciplinar e o paciente recebe todo o acompanhamento necessário, além de medicação, nos casos que tenham a indicação médica”, explica a referência técnica. Além das ações do programa, no evento houve aferição de pressão, teste de glicemia e orientações do Centro de Testagem e Aconselhamento.

Ainda no centro, foi promovida ontem ação pelo Núcleo de Educação em Saúde do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, quando seis educadores do núcleo fizeram um pit stop. O objetivo do trabalho foi conscientizar a população sobre a importância de manter os cuidados necessários para evitar o mosquito Aedes aegypti. Os motoristas receberam material educativo e, ainda, adesivos e porta-lixo para carro alusivos à campanha da dengue. Banners e faixas, além de uma pessoa fantasiada de mosquito da dengue, participaram da ação educativa. Os pedestres que circularam pelo local também foram abordados pela equipe.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por