CIDADE

HC da UFTM é credenciado para fazer transplante de medula óssea

Médico Hélio Moraes foi nomeado o responsável técnico da unidade de transplante de medula óssea do Hospital de Clínica

Daniela Brito
Publicado em 28/08/2015 às 09:17Atualizado em 16/12/2022 às 22:34
Compartilhar

Médico Hélio Moraes foi nomeado o responsável técnico da unidade de transplante de medula óssea do Hospital de Clínicas

Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) terá unidade de transplante de medula óssea em Uberaba. Portaria autorizando a implantação e o credenciamento da equipe de saúde foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial da União. A publicação coloca como responsável técnico o médico hematologista Hélio Moraes de Souza e ainda credencia outros oito profissionais. Todos os membros fazem parte da equipe de hematologia do HC.

De acordo com Hélio Moraes, este credenciamento é resultado de um trabalho de dez anos. “Teremos um avanço com esta autorização em nosso serviço”, afirma. Ele diz que toda a estrutura está preparada para dar início ao procedimento, tendo, inclusive, recebido recentemente a vistoria de técnicos do Ministério da Saúde e da Vigilância Sanitária. A maior parte dos equipamentos, segundo o médico, foi adquirida por meio de doação da Organização dos Amigos Solidários à Infância e à Saúde (Oasis).

Além disso, a Oasis também contribuiu para que toda a equipe recebesse treinamento no Hospital Amaral Carvalho, localizado em Jaú, no interior de São Paulo, que é destaque em doação e transplante de medula óssea no país. Com esta autorização, o responsável técnico informa que os transplantes poderão ocorrer em trinta dias. O período será para a aquisição dos materiais de coleta. A princípio, a unidade vai realizar os transplantes autólogos (quando a medula ou células-tronco para transplante são retiradas do próprio paciente) e, após dois anos, será dado início aos transplantes halogênicos (quando a medula ou células são de outra pessoa, doador aparentado ou não, desde que compatível com o receptor).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por