CIDADE

HC terá serviço de transplante de medula óssea credenciado

Equipe do Ministério da Saúde virá a Uberaba no próximo dia 7 para realizar o credenciamento do serviço

Thassiana Macedo
Publicado em 01/08/2015 às 08:27Atualizado em 16/12/2022 às 23:01
Compartilhar

Equipe do Ministério da Saúde virá a Uberaba no próximo dia 7 para credenciar o serviço de transplantes de medula óssea no Hospital de Clínicas da UFTM. Com a medida, pacientes portadores de doenças hematológicas de Uberaba e região, que aguardam para fazer um transplante, não vão precisar viajar para passar pelo procedimento. Após a visita, uma portaria autorizando o serviço deve sair em 15 dias.

De acordo com o médico hematologista Hélio Moraes, a demanda por transplante de medula é grande em todo o país, tanto que no início de 2015 foi divulgada uma portaria disponibilizando cerca de 350 novos leitos para hospitais brasileiros. “Por isso, estamos trabalhando neste processo há vários anos, mas tínhamos dificuldade para obter um local adequado de acordo com as normas da Vigilância Sanitária e também em termos de recursos financeiros, já que todos os hospitais universitários têm esse problema. Tivemos o apoio da Oasis, que nos ajudou financeiramente e a capacitar a equipe. Então, agora estamos prontos para esta visita de um técnico que irá inspecionar o nosso serviço”, afirma.

Moraes acredita que o hospital não terá nenhuma dificuldade em obter o credenciamento, pois já conta com equipe preparada para iniciar o atendimento e também porque o serviço já segue as normas estipuladas pelo Ministério da Saúde. O hematologista alerta que Minas Gerais possui uma demanda reprimida de pacientes muito grande, isto porque no Estado são poucos leitos credenciados para realizar transplantes. “Em razão disso, nossos casos geralmente seguem para Jaú, São Paulo, Barretos ou até mesmo para Curitiba, no Sul do país, e isso torna o tratamento difícil para os pacientes da região”, ressalta o especialista.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por