Fot Arquivo
Setor de vestuário deve ser um dos que mais terão aumento de vendas no período, segundo o Sindicomércio
Dia 8 de agosto, sábado que antecede ao Dia dos Pais, o comércio de rua terá funcionamento especial, abrindo às 9h e fechando às 18h, conforme requerido ao Sindicato dos Empregados. Embora o horário expandido seja opcional aos lojistas, o objetivo é oferecer ao consumidor mais tempo para as compras e aumentar a qualidade das vendas no período.
De acordo com o presidente do Sindicomércio, Marcelo Carneiro Árabe, pesquisa realizada pela entidade revela que a maior parte dos empresários acredita que vai vender um pouco menos em 2015, em comparação ao ano passado. “A expectativa deles é de que haverá uma melhora nas vendas em relação ao mês anterior, em torno de 5%, mas estima-se que em relação ao ano anterior as vendas serão estabilizadas e que o volume não será maior do que o alcançado em 2014. O aumento dos juros inibe o consumidor que tem medo de se endividar, mas ainda vemos a data com bastante otimismo”, avalia.
Como já ocorre na data, os setores mais beneficiados devem ser os de vestuário, eletrônicos e perfumaria. “Por esta ser uma data especial, a maioria das pessoas vai comprar presente e a tendência é que o valor destinado a presentear fique em torno de R$100. A expectativa do comércio em Uberaba é aproveitar para fazer liquidação de produtos do inverno e oferecer mais artigos com preços promocionais, mas os presentes mais procurados ainda devem ser roupas, calçados, perfumes, bem como os eletroeletrônicos”, destaca o dirigente.
Marcelo Árabe afirma ainda que em razão do momento de preocupação com a estabilidade econômica deve fazer os consumidores procurarem por preços e promoções ainda mais atrativas este ano. “O horário especial foi decidido justamente porque, na hora de gastar, o consumidor está mais exigente e vai fazer pesquisa. Por isso, o objetivo é dar mais tempo para o consumidor fazer uma pesquisa de preço e ter um prazo maior para conseguir realizar suas compras de presentes. Já os empresários estão apostando nas promoções, na diversificação e na visualização das lojas para atrair esses consumidores. Para isso, a oferta de um bom atendimento é fundamental”, esclarece.