CIDADE

Trabalhadores do transporte coletivo querem 15% de reajuste

Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários realiza assembleia com trabalhadores para definir pauta de reivindicações

Geórgia Santos
Publicado em 01/07/2015 às 20:48Atualizado em 16/12/2022 às 03:25
Compartilhar

Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Uberaba e Região (STTRUR) realiza assembleia com trabalhadores para definir pauta de reivindicações. Foram realizadas na segunda-feira (29) duas reuniões com os motoristas do transporte coletivo urban pela manhã no terminal Leste e à tarde no terminal Oeste. Entre as reivindicações, a categoria pede reajuste salarial de 15%. A pauta já foi enviada às empresas.

A data-base da categoria é no mês de agosto e o sindicato deve encaminhar a pauta de reivindicações às empresas do transporte coletivo 30 dias antes. “No documento, pedimos melhores condições de trabalho e reajuste salarial de 15%. Sabemos que será difícil que aceitem este valor, mas vamos negociar”, afirma o presidente do STTRUR, Lutério Antônio Alves.

Com relação às condições do trabalho, o presidente destaca pedido antigo da categoria, em que já houve avanços, mas ainda não atingiu o que todos desejam. Segundo Lutério, os motoristas pedem a redução do tempo de intervalo do período de trabalho para outro. “Hoje, cada motorista deve seguir quatro horas e meia de intervelo, do horário de trabalho para o outro, e eles acham que é tempo demais, não é necessário. Desta forma, o motorista fica preso à empresa, com dificuldades de buscar outros locais de trabalho, pois quando faz esse intervalo longo, tem que voltar, não há tempo durante o dia de realizar outro serviço”, explica o presidente.

Ainda não há previsão de quando deve acontecer a primeira rodada de negociação, a pauta já foi enviada às empresas e nela o sindicato pede para que seja agendado o primeiro encontro antes mesmo do início da data-base. Vale lembrar que categoria já deflagrou greve por dificuldades na negociação. A última paralisação foi de dois dias em 2013, que, segundo Lutério, apresentou bons resultados. “Essa não é a nossa vontade, mas, se for preciso, os motoristas cruzam os braços”, afirma.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por