CIDADE

Mutirão deve atender 700 que aguardam consulta oftalmológica

Cerca de 700 consultas deverão ser realizadas em mutirão de oftalmologia da SMS. Está é uma medida para diminuir a fila eletrônica

Geórgia Santos
Publicado em 06/05/2015 às 21:11Atualizado em 17/12/2022 às 00:16
Compartilhar

Cerca de 700 consultas deverão ser realizadas em mutirão de oftalmologia da Secretaria de Saúde. Está é uma medida para diminuir a fila eletrônica. Os contatos por telefone com as pessoas que aguardam na fila começaram no dia 27 de abril e vão acontecer até hoje. Já as consultas começaram na segunda (4) e seguem até 15 de maio.

De acordo com a diretora do Departamento de Atenção Especializada, Sheron Hellen da Silva, a área da oftalmologia é uma das principais demandas da secretaria. A fila é extensa, pois era agendada por livre demanda, a pessoa apresentava apenas o cartão do Sistema Único de Saúde. “Mas, a partir de agora, não será mais desta forma, o paciente deverá ser atendido antes por um clínico geral, que fará o encaminhamento, uma forma de filtrar os casos que realmente precisam de oftalmologista”, diz.

Por ser longa, existem pessoas esperando por meses pela consulta. Aquelas que estão há mais tempo na fila são agendadas primeiro. Neste primeiro mutirão, pois haverá outros, são 700 vagas e a expectativa é acabar com a fila eletrônica de consultas oftalmológicas em um período de três meses. “As pessoas estão recebendo o telefonema para comparecimento à sede da secretaria e depois o agendamento da consulta nas Unidades Regionais de Saúde dos bairros Boa Vista e São Cristóvão. Seis especialistas participam do mutirão realizando as consultas”, explica a diretora.

Vale ressaltar que, além deste, a secretaria também pretende realizar outros mutirões em várias áreas. Segundo Sheron, deverá haver mutirão na especialidade de cardiologia e outras em que foi constatada uma fila mais extensa. “Em curto prazo, a promoção de mutirões é a melhor medida para reduzir a fila eletrônica, mas a ideia é que o paciente saia da unidade de saúde com a consulta agendada; esse projeto já está em andamento”, finaliza Sheron.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por