CIDADE

Defesa Civil treina atiradores do Tiro de Guerra para atuar em desastres

Atiradores do Tiro de Guerra em Uberaba estão recebendo orientações da Defesa Civil; as atividades começaram ontem

Geórgia Santos
Publicado em 05/05/2015 às 23:53Atualizado em 16/12/2022 às 03:30
Compartilhar

Atiradores do Tiro de Guerra em Uberaba estão recebendo orientações da Defesa Civil. As atividades começaram ontem e o grupo de cerca de 200 jovens está sendo treinado para atuar em desastres, como enchentes e secas. Além de aulas teóricas, ainda serão promovidas aulas práticas, em que os atiradores irão conhecer as áreas de risco.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Evaldo Faquinelli, trata-se do “Projeto Pátria”, que, além da Defesa Civil e Tiro de Guerra, conta com o envolvimento de outros setores da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros. A ideia é promover a prevenção e preparação para desastres no município, atuando em casos de Situação de Emergência (SE) ou Estado de Calamidade Pública (ECP). O projeto tem duas fases. A primeira, com aulas teóricas, acontece de 4 a 15 de maio, e a segunda, de 18 a 29 de maio, com o treinamento de Suporte Básico de Vida, ministrado pelos bombeiros.

“Começamos o nosso trabalho na segunda. No que se refere à Defesa Civil, este primeiro momento será de treinamento e orientação, e depois vamos levá-los para conhecer os problemas na prática, em áreas de risco”, explica. Evaldo destaca ainda que é importante saber que poderão contar com a ajuda destes atiradores, pois, enquanto soldados, em caso de necessidade, serão convocados e, depois que concluir o período que estão na função, passarão a integrar o Plano de Chamada. Como voluntários poderão ajudar em algumas situações dentro do desastre, como arrecadação de alimentos, orientação do trânsito, remoção das famílias, entre outras atividades.

Além do Sistema Nacional de Defesa Civil, Psicologia do Desastre, as aulas irão abordar temas como Atendimentos em acidentes com múltiplas vítimas; Acidentes com animais peçonhentos; Ação Comunitária; Climatologia; Segurança Pública, e Ações de apoio ao trânsito em situações de desastre, entre outros. Um assunto por dia até o dia 15 de maio.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por