CIDADE

Missa de Ramos abre programação da Semana Santa na Igreja Católica

Cerimônias da Semana Santa da Igreja Católica começam hoje com a celebração de Ramos. Em Uberaba, as procissões serão de manhã. À noite só haverá bênção dos ramos nas igrejas

Geórgia Santos
Publicado em 29/03/2015 às 13:53Atualizado em 17/12/2022 às 00:48
Compartilhar

Cerimônias da Semana Santa da Igreja Católica começam hoje com a celebração de Ramos. Em Uberaba, as procissões serão de manhã. À noite só haverá bênção dos ramos no interior das igrejas. Na segunda-feira (30) a programação segue com a procissão do encontro.

O Domingo de Ramos é uma festa cristã celebrada no domingo que antecede a Páscoa. A celebração marca a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, quando, montado em um jumento, foi aclamado rei pelo povo, que estendeu mantos e acenou com ramos na sua passagem. As celebrações de Ramos seguem os horários habituais de domingo, com as atividades concentradas nas missas do período da manhã. O arcebispo dom Paulo Mendes Peixoto vai presidir a missa das 8h no Santuário da Abadia, em Romaria.

Após a celebração do Domingo de Ramos, seguindo a programação, na segunda e na terça-feira as igrejas realizam a procissão do encontro. Este é o momento que lembra o encontro de Jesus Cristo com Nossa Senhora das Dores a caminho do calvário. Um dos locais tradicionais, que todo ano realiza a procissão, é a Catedral de Uberaba. Neste ano, o Nosso Senhor dos Passos saíra da Escola Estadual Minas Gerais, sendo levado por alunos e professores, que seguirão caminhando até a Catedral. Do outro lado, Nossa Senhora das Dores sairá da igreja Santíssimo Sacramento, antiga Adoração, sendo levada pelos paroquianos. O encontro deverá acontecer às 20h, na escadaria da Catedral, e logo em seguida acontece a missa.

Na terça-feira (31) também haverá procissão de encontro envolvendo as paróquias da Abadia e Gameleira São José. “Já tem alguns anos que realizamos a procissão, a imagem de Nosso Senhor dos Passos sai da igreja São José e Nossa Senhora das Dores, da igreja Nossa Senhora da Abadia. O encontro acontece em uma praça da avenida Saldanha Marinho. Diferente da Catedral, realizamos a missa em cada igreja antes e, depois, saímos em procissão. As celebrações estão marcadas para as 19h”, explica o padre da paróquia São José, Rogério Aguiar.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por