CIDADE

Negociação salarial de professores da rede particular avança

Após adiamento por 2 vezes, reunião entre Sinepe e Sinpro ocorreu com avanços e a possibilidade de mudança da data-base da categoria

Thassiana Macedo
Publicado em 01/03/2015 às 13:45Atualizado em 17/12/2022 às 01:13
Compartilhar

Após adiamento por duas vezes, reunião entre Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe) e o Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro) ocorreu com avanços e a possibilidade de mudança da data-base da categoria para 1º de abril.

O diretor do Sinpro, Marcos Gennari, avalia que a medida dará mais tempo para que as instituições de ensino se organizem, mas por outro lado a categoria mantém a mesa de negociações aberta. “Há uma insatisfação por parte dos donos das instituições superiores em relação à insegurança quanto às medidas envolvendo Fies, Prouni e Pronatec. Da nossa parte, deixamos muito claro que os professores do setor privado não abrirão mão de obter um ganho real de salário e que a categoria não pode sofrer nenhum tipo de prejuízo em detrimento da conjuntura”, afirma.

Gennari ressalta que o Sinepe realizará uma reunião com representantes das instituições de ensino até o próximo dia 5 e um novo encontro com o Sinpro foi marcado para o dia 12. Se a reunião não ocorrer ou o resultado da negociação não for satisfatório, a categoria planeja iniciar as manifestações e a greve nas instituições privadas no dia 16. O diretor informa ainda que houve significativo avanço na negociação para a unificação do piso dos professores da educação básica, que é um dos pontos importantes da pauta de reivindicações da categoria.

Além do aumento real de salário, da ordem de 13%, incluindo parte dos índices de elevação das mensalidades não repassadas aos professores, a categoria quer elevar o extraclasse de 20% para 33,3% e valorizar professores com pós-graduação. Já a mudança da data-base para 1º de abril ainda será definida após assembleia da categoria em Belo Horizonte.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por