CIDADE

Micro-ônibus do “Crack é Possível Vencer” vai monitorar o tráfico

Do interior do veículo, agentes podem monitorar toda a região e observar ações envolvendo o tráfico de drogas e outras situações de crime

Geórgia Santos
Publicado em 24/01/2015 às 09:03Atualizado em 17/12/2022 às 01:43
Compartilhar

 Enerson Cleiton/PMU

Agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar se submeteram a treinamento para a utilização do novo equipamento

Secretaria de Trânsito e Transporte recebe micro-ônibus de videomonitoramento do Programa “Crack é Possível Vencer”. O veículo foi entregue pelo Ministério da Justiça, para aplicação do programa em Uberaba, e, por isto, na quinta e sexta-feira, 22 e 23 de janeiro, foi realizado treinamento para manuseio dos equipamentos do veículo.

De acordo com o secretário de Trânsito, Emanuel Kappel, o programa envolve vários setores do município e a gestão é da Secretaria de Saúde, mas outras áreas, inclusive do Estado, também devem promover atividades para o combate ao uso do crack.

“No nosso caso, foram realizados treinamentos. O primeiro foi realizado nos meses de outubro e novembro do ano passado, quando houve um trabalho de policiamento comunitário envolvendo a Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil. Na semana passada, realizamos a capacitação para utilização deste micro-ônibus de videomonitoramento, que servirá para fiscalizar alguns pontos predeterminados no município”, explica.

De dentro do veículo, agentes podem monitorar toda a região, observar ações envolvendo o tráfico de drogas, entre outras situações de crime. Este trabalho será realizado por uma equipe mista de policiais civis e militares, além de agentes da GM e bombeiros.

“Durante o treinamento de operacionalização dos equipamentos, a equipe foi orientada sobre como acionar os monitores que estarão dentro do veículo, com relação às antenas, que serão alinhadas via satélite, às imagens, enfim, todos os detalhes para o manuseio. O micro-ônibus é um espaço amplo e confortável, com três monitores, que possibilitam a visualização em um raio de 300 m do entorno do veículo.

“Isso torna mais fácil o trabalho repressivo à droga, pois além de vistoriar o momento, também é possível gravar imagens, que podem ser usadas pela Justiça”, explica Kappel, ressaltando que o micro-ônibus é caracterizado.

Este foi um treinamento previsto pelo Ministério da Justiça. O veículo já está em Uberaba, resta apenas a documentação para o funcionamento e a expectativa é de que entre em operação já em fevereiro. Além deste micro-ônibus, outros veículos que também foram entregues pelo Ministério estarão circulando no intuito de fiscalizar o tráfico de drogas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por