CIDADE

Reclamações no Procon crescem 21% e setor financeiro lidera

No ano passado, problemas com operadoras de cartões de crédito, bancos, financeiras, empréstimos consignados, negociações de dívida representaram 32% dos atendimentos do Procon

Geórgia Santos
Publicado em 22/01/2015 às 09:01Atualizado em 17/12/2022 às 01:45
Compartilhar

Fot Jairo Chagas

Eclair Gonçalves Gomes, coordenadora do Procon, diz que no ano passado o órgão atendeu 17 mil casos

Assuntos financeiros ainda lideram a lista atendimentos do Procon. Apesar da redução com relação ao ano de 2013, segundo dados divulgados pelo órgão de defesa do consumidor, em 2014 a maioria dos atendimentos está relacionada com o setor financeiro, com quase 32% do total de reclamações. Por isso, desde o fim do ano passado está sendo desenvolvido um trabalho junto ao consumidor para orientá-lo.

Conforme relatório divulgado pelo Procon, em 2014 foram prestados 17 mil atendimentos, perfazendo aumento de 21% em relação ao ano anterior. Os problemas com operadoras de cartões de crédito, bancos, financeiras, empréstimos consignados, negociações de dívida, entre outros ligados ao setor financeiro, são os que mais fizeram o consumidor procurar o Procon. O órgão está preocupado com essa situação e por isto, nos últimos meses, vem desenvolvendo palestras, em parceria com alunos da Uniube, para orientar as pessoas e evitar o superendividamento.

“Esse resultado confirma a preocupação que sempre tivemos e detectamos no decorrer do ano. Por isso começamos a desenvolver esse trabalho externo, para informar as pessoas sobre se planejar financeiramente. Já estivemos em vários setores, conversamos com os idosos da UAI e com os servidores da Prefeitura e vamos intensificar esse trabalho em 2015, visto que será um ano difícil economicamente e os atendimentos envolvendo o setor financeiro podem continuar no topo”, explica a coordenadora do órgão de defesa do consumidor, Eclair Gonçalves.

As atividades deverão ser retomadas em fevereiro e neste momento o foco serão os aposentados que eram servidores da Prefeitura, pois esta é uma faixa etária bastante atacada, em que as financeiras estão sempre em busca para promover financiamento e é preciso orientá-los.

Quanto ao aumento no número de atendimentos no Procon, segundo Eclair, é preciso analisar por dois ângulos. De um lado significa que as pessoas estão em busca dos seus direitos, por outro mostra que os problemas entre consumidor e comerciante estão aumentando. “Isso precisa ser levado em conta. Sem dúvida nenhuma o consumidor uberabense tem um nível diferenciado de exigência sobre o que determina a lei, mas, por outro lado, esse grande número de reclamações demonstra que os problemas estão em larga escala, uma realidade em vários órgãos de defesa do consumidor”, afirma Eclair.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por