CIDADE

Mineiros ainda preferem comprar a prazo usando o cartão de crédito

45% das compras foram feitas à vista, com pagamento por cartão de débito, dinheiro e cheque

Thassiana Macedo
Publicado em 22/12/2014 às 09:06Atualizado em 17/12/2022 às 02:07
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 Levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG) revela que o consumidor mineiro ainda prefere comprar a prazo e escolhe o cartão de crédito para parcelar as compras.

Pesquisa de Balanço do Crédito do Comércio Varejista, realizada este mês, mostra que as vendas parceladas pelo cartão de crédito e cheque pré-datado, em novembro, corresponderam a 55%. Enquanto 45% das compras foram feitas à vista, com pagamento por cartão de débito, dinheiro e cheque.

Em relação a outubro, houve aumento de 5% nas vendas à vista e queda com mesmo percentual no parcelamento. O estudo também aponta que 85,6% das transações a prazo foram feitas por meio eletrônico, ou seja, via cartão de crédito e cartão próprio das lojas, contra 2,6% via boletos.

Mesmo com o aumento no uso de cheques pré-datados, que foi de 6,9% em outubro para 11,8% em novembro, o cartão é ainda a primeira opção. “A aceitação dos cheques é uma estratégia para fortalecer o capital de giro no curto prazo e evitar o peso das taxas cobradas pelas administradoras de cartão, que giram em torno de 4% sobre a operação, de acordo com o tipo de negócio. Mas a facilidade e conveniência do acesso aos cartões, aliado ao maior risco de inadimplência dos cheques, atende aos interesses do consumidor e do mercado”, afirma o economista Caio Gonçalves.

Além da praticidade, o pagamento com cartões oferece diversos estímulos, como ganho de milhagens aéreas, compras com descontos e pontos para troca por produtos, entre outros benefícios. Em novembro, 96,4% dos estabelecimentos aceitavam pagamentos via cartão de crédito, um aumento de 5,1 pontos percentuais em relação a outubro, com 91,3%.

Muitas empresas também passaram a aceitar outras formas eletrônicas de pagamento digital: 5,6% já investem em cartão de crédito próprio. Para o economista, este é um caminho para fidelizar clientes, com descontos e formas de pagamento exclusivas.

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