CIDADE

Consumidores deixam compras de fim de ano para última hora

Nesta segunda-feira, 22 e terça, 23, as lojas funcionam até as 22he na quarta, 24, véspera do feriado, abrem um pouco mais cedo, às 8h e fecham às 18h

Geórgia Santos
Publicado em 22/12/2014 às 09:02Atualizado em 17/12/2022 às 02:08
Compartilhar

 Como de costume brasileiros deixam compras para última hora. Os dias que antecedem o Natal devem ser de movimento intenso e correria para a compra dos presentes de última hora no comércio. Nesta segunda-feira, 22 e terça, 23, as lojas funcionam até as 22h e na quarta, 24, véspera do feriado, abrem um pouco mais cedo, às 8h e fecham às 18h.

Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Miguel Faria, a situação se repete todos os anos e neste não seria diferente, por isso a expectativa é de lojas cheias para véspera e antevéspera do Natal.

As empresas já pagaram a segunda parcela do 13° salário, por isso os consumidores devem ir às compras. “Esperamos um aumento nas vendas em relação ao ano passado de 3% a 5%. Tivemos um ano atípico, com grandes eventos no país, a Copa do Mundo e eleições. Isso enfraqueceu o comércio e, por isso, os lojistas apostam nas festas de fim de ano para alavancar as vendas e concluir o ano de forma produtiva”, explica.

O presidente lojista comenta também sobre o horário estendido. Nos últimos anos o movimento não é mais o mesmo, entretanto, Miguel acredita que esta é uma medida que não deve cair em desuso. Apesar das pessoas terem receio de fazer as compras à noite, com medo de assaltos, para muitos consumidores essa é a melhor alternativa, é o horário disponível fora do expediente.

“Alguns corredores comerciais estão com as lojas abertas até mais tarde, e estão tendo vantagem com isso, outros nem tanto. Mas a maioria segue a tendência de abrir até mais tarde. Sem dúvida, esse horário estendido se faz interessante para dar oportunidade àqueles que trabalham das 8h às 18h de fazer as compras”, destaca Miguel.

Portanto, aquelas pessoas que ainda não fizeram as compras e vão deixar para última hora é preciso ter cuidado. O movimento de pessoas será maior, e o fluxo de dinheiro também, por isso é preciso seguir algumas orientações. “Para as mulheres é importante sempre deixar a bolsa fechada, e carregá-la na parte da frente do corpo; se possível, comprar com cartão. Evitar a movimentação de dinheiro e sempre deixar o carro em locais de muito movimento. Se avistar alguém em atitude suspeita acione a policia”, finaliza.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por