CIDADE

Pró-Saúde promete humanizar o atendimento

JM. Qual o conceito da Pró-Saúde? A Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar

Thassiana Macedo
Publicado em 21/12/2014 às 15:04Atualizado em 17/12/2022 às 02:08
Compartilhar

JM - Qual o conceito da Pró-Saúde?

Pró-Saúde - A Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar –, entidade sem fins lucrativos, é uma Organização Social de Saúde (OSS) voltada para a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar, com quase cinco décadas de existência. É uma das maiores entidades do país, tendo sob sua responsabilidade mais de 2.650 leitos e o trabalho de cerca de 20 mil profissionais, sendo 3,5 mil médicos. É importante destacar que a administração de serviços de saúde através de Organizações Sociais (OSSs) tem se mostrado uma alternativa viável, com resultados significativos ao ente público e à população atendida. Em estudos do Banco Mundial, conjuntamente com a Fiocruz e a Universidade de São Paulo (USP), foram comparados 12 hospitais gerenciados por OSS com 10 hospitais integrantes da administração direta da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, com o mesmo porte, complexidade e características. O resultado obtido em todos os indicadores, tanto os de saúde quanto financeiros, revelou que o modelo das Organizações Sociais de Saúde obteve desempenho superior.

JM - Como a organização pode ajudar a gerir a Saúde em Uberaba?

Pró-Saúde - Contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do SUS. E disponibilizando toda a sua expertise para oferecer um serviço de qualidade, colocando à disposição das unidades equipamentos de última geração, profissionais qualificados e honrando seus valores. O seu trabalho é sempre levar em consideração a satisfação dos usuários, que é constantemente medida por pesquisas de satisfação. 

JM - A Pró-Saúde fez algum diagnóstico prévio da Saúde em Uberaba antes de assumir? O que detectou? Quais são os gargalos?

Pró-Saúde - Após a assinatura do contrato, uma equipe da Pró-Saúde realizou um levantamento de informações necessárias para identificar as principais dificuldades e/ou oportunidades de melhoria, dentre as quais destacam-se: a necessidade de melhoria do sistema de classificação de risco, visando o atendimento mais ágil, humanizado e eficiente aos pacientes; a necessidade de redefinição dos fluxos e protocolos padronizados para os profissionais administrativos, assistenciais e médicos, com o objetivo de melhoria na qualidade dos atendimentos; a identificação em alguns momentos de faltas de insumos, materiais médicos e medicamentos para atendimento contínuo aos pacientes; e a implantação de um controle de manutenção preventiva e corretiva de equipamentos, pois foram identificados aparelhos sem condições técnicas para uso com segurança. 

JM - Sobre o processo seletivo para contratação de pessoal, os profissionais já estão sendo chamados? Os selecionados já vão começar a trabalhar no dia 1º de janeiro? Como será a transição?

Pró-Saúde - Apesar da não exigência legal, a Pró-Saúde dá transparência a todo o processo de contratação dos profissionais, mediante publicação de editais em jornais e portais, bem como divulga todos os resultados dos processos realizados. E estas medidas também foram tomadas em Uberaba. Ocorreu normalmente o processo de seleção de profissionais e os colaboradores e candidatos que foram aprovadas estão sendo chamados para já terem identificadas suas escalas e horários, para início das atividades em 1º de janeiro. Quanto à transição, ela se dará durante a passagem de plantão das 19h do dia 31 de dezembro de 2014, com a finalidade de amenizar as mudanças de equipe. É importante ressaltar que a maioria dos colaboradores contratados já atua nas unidades; este fato por si só deverá garantir uma transição mais adequada.

JM - A população espera que o atendimento seja mais ágil e humanizado. Algo será modificado neste sentido? Como?

Pró-Saúde - O atendimento para a população será estruturado de forma gradativa, em conjunto com os demais serviços de Saúde que compõem a rede de atendimento em Uberaba, visando agilizar o encaminhamento de pacientes através de melhoria e adequação de fluxos e protocolos junto à Central de Regulação e demais unidades. Ressaltando que todos os pontos de melhoria ou dificuldades identificados serão analisados para garantir um atendimento mais ágil e humanizado. 

JM - Que estratégias de gestão serão adotadas em Uberaba, seja nas unidades de pronto atendimento ou no Hospital Regional?

Pró-Saúde - A atuação da Pró-Saúde será realizada em parceria com os demais serviços de Saúde que compõem a rede de atendimento em Uberaba. As normativas legais que instituíram as Unidades de Pronto Atendimento concebem as mesmas como estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgências hospitalares, compondo uma rede organizada de atenção às urgências. Desta forma, a estratégia de gestão estará direcionada como uma proposta de articulação entre os serviços de Saúde, de acordo com o atendimento às necessidades da população. Além disso, a gestão de OSSs dá mais agilidade ao processo de contratação de colaboradores e compra de equipamento e manutenção hospitalares. 

JM - Muitas são as críticas sobre a real necessidade de terceirizar a gestão de unidades públicas de Saúde. Ou realmente a gestão das unidades será compartilhada com o município?

Pró-Saúde - Quando a administração pública contrata uma OSS para fazer a gestão da Saúde, seu objetivo é entregar esta tarefa para um órgão que tem competência para gerir os recursos e aplicá-los da melhor forma. Desta forma, o contratante, no caso de Uberaba, o município, tem o total controle do trabalho que está sendo realizado, podendo interferir em todo o processo, caso sinta necessidade. Além disso, existem os mecanismos de prestação de contas, que podem aferir o desempenho em todos os setores de sua atuação. 

JM - Até mesmo o Ministério Público de Uberaba, e agora a Justiça, se posicionaram contra a escolha da Pró-Saúde, principalmente em virtude dos processos relativos à administração em: São Paulo (Capital); Sumaré (SP); Salvador (BA); São José de Ribamar (MA); Rio de Janeiro (Capital); Araucária (PR); Barueri (SP); Duque de Caxias (RJ); Araguaína (TO); Palmas (TO); Niterói (RJ); Atibaia (SP); e Porto Nacional (TO). O que têm a dizer a respeito disso?

Pró-Saúde - Como já foi amplamente divulgado aos veículos de comunicação de Uberaba, todos os processos que a Pró-Saúde tem em seu nome referem-se a inadimplências por não ter recebido o repasse dos contratantes, que não honraram com o compromisso estabelecido contratualmente. Por outro lado, a entidade já comprovou, durante chamamento público, que tem a capacidade de honrar compromissos e cumpre rigorosamente a Lei de Licitações (Lei Federal nº 8.666/93), demonstrando que a entidade apresenta índices econômicos equilibrados e sólidos. As negativações, como já dito, são oriundas da falta de repasse dos contratantes, que estão sendo discutidas na justiça.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por