CIDADE

Assembleia vai definir negociação para professores particulares

Será feito um estudo sobre o reajuste das mensalidades escolares dos últimos três anos, comparando-se o aumento de salário

Publicado em 22/11/2014 às 20:40Atualizado em 17/12/2022 às 02:36
Compartilhar

Professores da rede particular realizam hoje assembleia para apreciação da pauta de reivindicações de 2015. O documento está baseado em cinco propostas e deve ser votado pela categoria e enviado ao sindicato patronal. Além disso, será feito um estudo sobre o reajuste das mensalidades escolares dos últimos três anos, comparando-se o aumento de salário que os professores tiveram neste período. Motivo é a justificativa das instituições de ensino da rede particular de que o reajuste está relacionado ao aumento de salários dos professores.

Primeiramente, com relação à pauta, o diretor regional do Sindicato dos Professores de Minas Gerais, Marcos Gennari, explica que serão apresentadas cinco reivindicações para apreciação na assembleia. Serão solicitados reajuste que recompõe o INPC, inflação do ano de 2014 e mais o crescimento do Produto Interno Bruto de 2012, que foi de 2,5%, além do aumento real baseado no reajuste das mensalidades, chegando a um índice de cerca de 11%. A categoria também reivindica a ampliação do Plano de Carreira, solicitação esta que foi feita na Campanha Salarial de 2014, e a equiparação do extraclasse ao que estabelece a lei nacional do piso, que é de 1/3 da jornada de trabalho, isto é, de 33,3%.

“Ainda na assembleia vamos falar sobre o reajuste das mensalidades. Os pais estão questionando esse valor e as escolas justificam, dizendo que isso acontece, pois é preciso aumentar o salário do professor. Então, vamos fazer um estudo sobre este aumento nas mensalidades e comparar ao reajuste salarial dos professores. E acredito que chegaremos ao resultado de que o aumento nas mensalidades foi maior do que o salário dos educadores. Assim, existe uma defasagem e o salário deve ser composto”, explica Marcos, que convoca toda categoria para a assembleia, marcada para este sábado, às 9h, na sede do Sinpro, em Uberaba, na rua Álfen Paixão, 105.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por