CIDADE

Esgoto retorna e invade residência de moradora no Jardim Uberaba

Nesta quarta-feira os técnicos da autarquia estiveram na rua Vicente de Paula Cardoso logo cedo e, assim que saíram, o problema apareceu

Geórgia Santos
Publicado em 30/10/2014 às 21:21Atualizado em 17/12/2022 às 02:58
Compartilhar

Esgoto retornou para dentro de residência no bairro Jardim Uberaba. Segundo a aposentada Deuzemira de Jesus Silva, essa não é a primeira vez que o problema acontece na rua em que mora. Várias famílias já tiveram de enfrentar esse transtorno, que, de acordo com ela, sempre acontece quando o Codau realiza o desentupimento da rede em casas na parte mais alta.

Nesta quarta-feira os técnicos da autarquia estiveram na rua Vicente de Paula Cardoso logo cedo e, assim que saíram, o problema apareceu. O esgoto começou a retornar na casa de Deuzemira, alagando todos os cômodos. Ela levantou alguns móveis para evitar que sujassem muito, mas era quase impossível, pois ao mesmo tempo em que empurrava a água de esgoto para fora, ela voltava. Segundo a aposentada, um incômodo terrível, ainda mais porque estava cuidando do filho e da nora que havia se acidentado. Além do mau cheiro, caminhar pela casa ficou complicado.

Ela conta que no ano passado essa situação se repetiu diversas vezes. Independente da chuva, sempre que realizavam interferências na rede de esgoto, a água suja invadia uma das residências que ficam abaixo do local em que os técnicos estiveram. Um problema que, de acordo com ela, deveria ser resolvido de forma definitiva. “Desta vez, assim que aconteceu, liguei para o Codau, expliquei a situação e pedi para que viessem, porém a atendente me disse que havia várias demandas na minha frente e que deveria esperar. Sei que existe uma ordem e deve ser seguida, mas entendo que a minha situação é urgente, ninguém consegue ficar em casa com o esgoto escorrendo pelos cômodos”, afirma a aposentada. O fato aconteceu no início da manhã, e no começo da tarde o problema ainda persistia.

O caso foi repassado ao Codau e, de acordo com nota encaminhada pela assessoria de imprensa, este caso foi um dos primeiros a serem atendidos no início da tarde desta quarta-feira, e o problema já foi solucionado. De acordo com o Codau, o retorno do esgoto no imóvel se deu devido ao fato de a rua Vicente de Paula Cardoso se tratar de via onde as casas são mais baixas que o nível da rua. Esses entupimentos são causados em geral pela prática da população de jogar todo tipo de detrito e sujeira dentro das redes de esgoto, a partir do vaso sanitário, do tanque ou mesmo durante limpeza dos quintais.

O Codau já encontrou estopas, produtos de higiene pessoal, roupas, pedaços de madeira, material de construção, entre outros, dentro das redes. As consequências diretas são os entupimentos, que provocam vazamentos diversos, rompimento das tubulações e retorno do esgoto nas ruas e até nos imóveis. Além do mais, destaca a nota encaminhada pelo Codau, a prática errônea de lançar água de chuva dos quintais dentro da rede de esgoto também acarreta em extravasamento dos tubos, poços de visita (PV) e retorno de esgoto para as casas. Esse problema acontece durante todo o ano, independente do clima, mas se agrava na temporada de chuva.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por