CIDADE

Codau realiza manobras e tenta reduzir falta de água em bairros

Codau realiza manobras para garantir abastecimento nos bairros Morada Du Park e Copacabana, cujas comunidades interditaram a rodovia BR-262 por duas vezes esta semana

Geórgia Santos
Publicado em 23/10/2014 às 11:17Atualizado em 17/12/2022 às 03:05
Compartilhar

Codau realizou manobras para minimizar o problema da falta de água nos bairros Jardim Copacabana e Morada Du Park. O principal motivo de revolta da população, que chegou a fechar rodovias, está na falta de água em alguns bairros, enquanto em outros o problema não existe. Para posicionar sobre o que vem sendo feito, o Codau encaminhou nota de esclarecimento sobre a manobra adotada para amenizar a situação.

De acordo com a autarquia, os bairros Copacabana e Morada Du Park estão inseridos na área de influência do centro de reservação 6 (CR-6), localizado no bairro Olinda. Para que as manobras no sistema de distribuição tivessem êxito na madrugada de terça-feira (21), para atender à demanda do Morada Du Park, foi preciso suspender a distribuição para todos os bairros abastecidos pelo CR-6, inclusive o Copacabana.

O reservatório estava distribuindo água para a região até as 2h30 de ontem, logo em seguida foi fechado para recuperação do nível de água. A previsão era de que no início da tarde de ontem houvesse carga suficiente para voltar a abastecer a região. Essas operações técnicas no sistema decorrem da baixa vazão dos rios Uberaba e Claro, que não permite o pleno abastecimento.

Durante a manhã de ontem a equipe de reportagem do Jornal da Manhã recebeu ligações de moradores dessa região. Fernanda Aparecida Rodrigues, que mora no bairro Morumbi, na rua Léo Virgílio Chaves Soares, que fica próximo ao Morada Du Park, diz que desde domingo o abastecimento não está sendo realizado, não recebe nem mesmo água da rua, e a última vez que veio foi em pouca quantidade, insuficiente para abastecer o reservatório que tem em casa. “O Codau precisa nos atender, não tenho água nem mesmo para o banho, nossos governantes deveriam ter planejado, tomado medidas com antecedência para evitar esse problema, sei que falta chuva, mas tem como driblar essa situação”, diz.

O presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, volta a reiterar que a situação é grave por conta da forte seca e garante que todas as operações de engenharia para amenizar o problema de pressão na rede - o que está impedindo o abastecimento homogêneo de todos os bairros da cidade, independente de sua localização, seja nas partes altas ou baixas da área de influência de cada CR - estão sendo tomadas. O problema da falta de água ainda persistirá até que a chuva seja forte o bastante para aumentar o volume de água do rio Uberaba e até lá a equipe de engenharia do Codau continuará fazendo as manobras necessárias para minimizar a situação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por