CIDADE

Greve para 60% da Caixa Econômica e Banco do Brasil na cidade

Teve início ontem a greve de bancários em todo o país e em Uberaba a adesão no primeiro dia chegou a 60%, segundo o sindicato da categoria

Geórgia Santos
Publicado em 01/10/2014 às 20:50Atualizado em 17/12/2022 às 03:26
Compartilhar

Teve início ontem a greve de bancários em todo o país e em Uberaba a adesão no primeiro dia chegou a 60%, segundo o sindicato da categoria. Depois de várias rodadas de negociação, na semana passada, em assembleia, a classe rejeitou a proposta dos banqueiros e decidiu pelo início de mais uma paralisação por tempo indeterminado, marcado para ontem. Em Uberaba, o movimento começou pelas agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal e hoje haverá a paralisação em um dos bancos particulares.

Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Uberaba e Região, Maurício de Sousa, logo após a aprovação do indicativo de greve, no sábado (27), a Federação Nacional dos Bancos apresentou mais uma proposta, que nem chegou a ser levada em assembleia, e o próprio presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), Carlos Cordeiro, encarou como irrelevante, e a greve não foi suspensa.

“A categoria reivindica reajuste de 12,5%, referente à inflação, e mais 5,7% de ganho real. E na sétima rodada de negociação nos ofereceram 7% de reajuste e 7,5% no piso salarial. Na oitava rodada apresentaram um novo índice de apenas 7,35% de reajuste, uma proposta que consideramos um abuso”, diz o presidente do Sindicato dos Bancários de Uberaba.

Com a rejeição da categoria deste índice oferecido, a greve teve início com a adesão de 60% de trabalhadores em Uberaba, mas, segundo Maurício, provavelmente este número deve aumentar com o decorrer dos dias. “Todas as agências dos bancos públicos possuem profissionais que estão em greve, mas mantemos o serviço de compensação, um item obrigatório. As pessoas podem usar os caixas eletrônicos, inclusive para depósito em dinheiro ou cheque, que devem ser compensados. Para os demais serviços devem ser feitos encaixes entre aqueles que não aderiram”, explica Maurício, ressaltando que os principais serviços afetados são o atendimento e os caixas.

Vale lembrar que categoria também está reivindicando melhores condições de trabalho, redução nas metas, igualdade de oportunidade, plano de cargos e salários, melhor plano de saúde e condições de trabalho e garantia de emprego. E com relação a estas reivindicações não houve avanços.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por