CIDADE

Trypanosoma vivax será tema de palestra para produtores rurais

Na oportunidade, serão repassadas informações aos produtores rurais e estudantes da área sobre esse parasita, que está gerando preocupação

Geórgia Santos
Publicado em 28/09/2014 às 13:01Atualizado em 17/12/2022 às 03:28
Compartilhar

Palestra sobre o parasita Trypanosoma vivax será realizada nesta segunda-feira, 29, às 16h, no auditório da Certrim. Na oportunidade, serão repassadas informações aos produtores rurais e estudantes da área sobre esse parasita, que está gerando preocupações por causa do risco de perdas, principalmente porque muitos animais já foram contaminados em algumas propriedades, inclusive em fazendas de Uberaba.

Conforme dados não oficiais divulgados pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), cerca de 500 cabeças de gado morreram na região Central do Estado, em cidades como Abaeté, Pompéu, Biquinhas e Paineiras. A doença, tripanossomíase, é transmitida por moscas hematófilas e agulhas contaminadas, quando usado o mesmo material em vários animais durante a injeção de ocitocina, na hora da ordenha, para facilitar a liberação do leite.

Segundo a pesquisadora do hospital veterinário da Universidade de Uberaba, Denia Monteiro, primeiro é preciso pensar no mecanismo de transmissão, em como impedi-lo e tentar combater essas moscas com pulverização, armadilhas e o descarte correto das agulhas. Depois, buscar diagnósticos de forma rápida, sempre que houver uma suspeita da doença.

Portanto, para preparar o produtor e informar os futuros profissionais da área, durante a palestra serão repassadas informações nos aspectos clínicos, diagnóstico, tratamento e prevenção da doença. As palestras serão ministradas pelos professores Humberto Eustáquio Coelho e Joely Ferreira Figueiredo Bittar. Não há custos, é gratuita, mas as vagas são limitadas, por isso é preciso que os interessados entrem em contato pelo telefone 3319- 4900 para confirmar a presença. A Certrim fica na avenida Barão do Rio Branco, 534, bairro São Benedito.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por