CIDADE

Ação orienta como se tornar doador de órgãos

Mário Palmério Hospital Universitário, com o apoio de estudantes da Uniube e da UFTM, orienta sobre a doação de órgãos

Geórgia Santos
Publicado em 26/09/2014 às 01:16Atualizado em 17/12/2022 às 03:29
Compartilhar

Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU), com o apoio de estudantes da Uniube e da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, orienta a população sobre a doação de órgão. A atividade faz parte da campanha lançada no início do mês pelo hospital. Durante esta semana, na terça e ontem, foi instalada uma tenda na praça Rui Barbosa para informar a população sobre a doação de órgãos, como se tornar um doador e o posicionamento da família sobre esta pessoa que deseja doar.

Segundo informações do Ministério da Saúde, atualmente, 56% das famílias entrevistadas, em situações de morte encefálica, aceitam e autorizam a retirada de órgãos para a doação. Para o ministério, esse percentual pode ser ainda maior, permitindo a realização de mais transplantes, pois é importante destacar que 44% não permitem a doação. É justamente para orientar essas famílias e convocar as pessoas para que se tornem doadores é que são realizadas campanhas, que, na opinião do médico responsável pela equipe que faz captação de órgãos do MPHU, Thomson Palma, não deve se resumir a uma semana ou mês, deve ser permanente.

“Para família doar, evidentemente, precisa entender bem o processo, estar segura de que é confiável, por isso é importante estar esclarecida. Mas ninguém espera que no momento de dor, como a morte, seja feito o processo de doação sem uma devida elucidação. Por isto é importante realizar esse trabalho de orientação. A cultura somente é modificada através da educação e é isso que estamos fazendo”, explica Thomson Palma.

Ainda conforme o médico, a campanha foi proveitosa, além de conversar com a população, também foram repassadas informações aos profissionais da saúde. “As pessoas têm uma boa receptividade, e a grande percepção do resultado desta campanha será nos próximos meses”, afirma o médico, lembrando que, além de informar, na tenta instalada na praça também houve aferição de pressão e teste de glicemia.

Hoje as atividades continuam com a blitz educativa, distribuição de panfletos e adesivos para veículos. No domingo, o encerramento, com a 1ª Caminhada Pela Vida, sendo que a concentração será na entrada principal da Uniube, às 8h, sem gasto algum aos participantes, que receberão um kit. O grupo sairá em caminhada pela avenida Nenê Sabino até o cemitério São João Batista.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por