GERAL

Cadela com arritmia cardíaca recebe implante de marca-passo em Hospital Universitário

Publicado em 27/07/2020 às 15:35Atualizado em 18/12/2022 às 08:13
Compartilhar

Foto/Divulgação

Uma cadela de 15 anos acaba de ter a vida renovada após passar por um implante de marca-passo no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (HV/UFU). Essa é a primeira vez que a unidade realiza o procedimento. A cadela, que é conhecida por Meli, apresentava bloqueio átrio ventricular de 3° grau e arritmia cardíaca, necessitando da utilização de um marca-passo cardíaco.

Meli passou por um procedimento de 40 minutos e assim que teve alta veterinária voltou ao convívio de outros oito cães e 15 gatos.

Ela foi adotada há cerca de 14 anos pela dona de casa Dalca Botaro Carvalho, que é voluntária na Associação de Proteção Animal de Uberlândia (APA Uberlândia) desde 1999. “Nós a conhecemos na APA, já adulta e muito debilitada. Levamos para tratar em casa mesmo e também sempre tentávamos conseguir um novo lar para ela nas feirinhas de adoção. Como ninguém quis ficar com a Meli, minha filha assumiu a responsabilidade. Desde então, é uma grande amiga da família, super esperta e brincalhona”, conta.

Questionada sobre a preocupação com o procedimento cirúrgico inédito na região ao qual a cadelinha foi submetida, a tutora comenta que isso era inevitável, mas a qualidade de vida da companheira era o que mais importava: “Ela também tem outros problemas de saúde e vai precisar tomar remédio pelo resto da vida. Este marca-passo seria importante para dar um conforto. Estamos muito felizes com o resultado, porque a Meli voltou até mais animada do que já era.”

A cirurgia foi realizada por uma equipe de seis pessoas: Drª. Suzana Akemi Tsuruta (médica veterinária do HV); Gustavo Henrique Batista de Oliveira (residente do HV); Dr. Frederico Homem da Silva e Dr. Marcelo Carrijo Franco (médicos do Departamento de Arritmias, Eletrofisiologia e Marca-passo do Hospital das Clínicas da UFU); Dr. Matheus Matioli Mantovani e Dr. Eutálio Luiz Mariani Pimenta (professores da Universidade Federal de Minas Gerais).

Estudantes de graduação do curso de Medicina Veterinária da UFU e os demais residentes do HV também acompanharam o procedimento. “O implante foi considerado um sucesso e a paciente já se encontra em seu domicílio. A realização desse procedimento marcou uma nova oportunidade para outros animais do Triângulo Mineiro que sofram do mesmo tipo de patologia”, ressalta Tsuruta.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por