ALTERNATIVA

Por que Sirley Soalheiro foi escolhida para comandar o PDT/Uberaba

Lídia Prata
Publicado em 24/07/2020 às 21:50Atualizado em 18/12/2022 às 08:07
Compartilhar

48 ANOS

Reinventar-se. Essa é a nova ordem no mundo dos negócios em tempos de pandemia. Com os jornais impressos não é diferente. Aliás, talvez esse processo de reinvenção, recomeço, retomada precise ser mais ágil nos veículos comunicação tradicionais, para não serem engolidos pelas novas plataformas de informação. Respostas prontas não existem, mas as perguntas se multiplicam na velocidade da luz. O que será do amanhã? Quem pode ter uma resposta definitiva, hoje? É nesse cenário de transformações que o Jornal da Manhã comemora neste sábado, 25, os seus 48 anos de existência.

Olhando para trás, é possível ter a certeza de que a construção do desenvolvimento de Uberaba passou nitidamente pelas páginas do JM, em propostas, ideias, críticas, sugestões. Desde a polêmica canalização do córrego que cortava a céu aberto a Leopoldino de Oliveira, há mais de 40 anos, até os não menos polêmicos pergolados de agora na principal avenida da cidade; da indigesta doação de uma praça pública para empresa privada, na década de 1970, até o alerta sobre a indispensável diversificação do parque industrial de Uberaba, quando era alimentado quase exclusivamente por plantas químicas.

É certo que ao longo dessas quase cinco décadas quem busca uma informação confiável recorre ao Jornal da Manhã, invariavelmente. O que o JM noticia é assunto em todas as rodas, sejam políticas, sociais, econômicas ou outras. Repercute. Causa reflexão. Provoca reação. Impossível ficar indiferente às notícias, aos comentários, aos artigos publicados no JM.

Falar em jornalismo com responsabilidade é sinônimo de Jornal da Manhã. Impresso ou eletrônico, o JM leva a informação precisa, verdadeira, útil e necessária.

Nesses 48 anos de vida, o JM já passou por várias transformações, o que o credencia a enfrentar os próximos desafios com a mesma coragem e determinação que o caracteriza desde a sua primeira edição. Vamos em frente! Olhando sempre para o futuro, assim como fez nesses seus 48 anos bem vividos.

PASSADO X FUTURO

Edição especial de aniversário do JM circula neste sábado com foco totalmente diferente dos anos anteriores. Especialistas em diversas áreas foram convidados a discutir o que pensam sobre o futuro, pós-pandemia, analisando as cambalhotas que o coronavírus provocou na economia, na educação, no comportamento e também, claro, nas comunicações. Leitura indispensável.

 

SAINDO PELA TANGENTE

Nem Lerin, nem Jacob. O PDT/Uberaba ficou com Sirley Soalheiro no comando. A composição da nova comissão diretiva do partido foi publicada nesta sexta-feira, surpreendendo a todos, por entregar a presidência a um membro da executiva estadual. Na verdade, foi uma saída honrosa para o PDT, contemporizando as duas alas em disputa, em que pese a proximidade entre Sirley e Jacob, de longa data.

DE OLHO EM 2022

Se o comando fosse entregue a Lerin, o PDT correria o risco de não ter chapa completa para a disputa proporcional, uma vez que os pré-vereadores fizeram um abaixo-assinado em protesto à filiação de Lerin, com ameaça explícita de deixarem o partido caso ele assumisse o controle da sigla.

Por outro lado, se Jacob Estevam fosse reconduzido, o presidente Mário Heringer correria o risco de perder um provável companheiro de dobradinha nas eleições de 2022. No caso, Antônio Lerin. O jeito foi tirar um “coelho da cartola”.

QUEM TEM RAZÃO?

Vereador Kaká Carneiro foi às redes sociais para denunciar que a Prefeitura estaria retendo R$ 700 mil em recursos destinados pelo senador Rodrigo Pacheco e deputado federal Zé Silva para o Hospital Hélio Angotti.

Questionado sobre o assunto, o secretário municipal de Saúde contestou a denúncia, explicando que os recursos destinam-se a hospitais como reforço para o enfrentamento da Covid-19, o que não é o caso do HHA.

Segundo Iraci Neto, “tanto o senador quanto o deputado federal estão cientes do impedimento do repasse, inclusive com ofício reconsiderando, pois não é emenda, e muito menos impositiva.”

VERSÃO DO VEREADOR

Em nota, o vereador Kaká Carneiro deu a sua versã “os recursos serão distribuídos em três eixos. Prevenção (o Hospital Hélio Angotti vai usar para testagem de seus funcionários), assistência direta (serão adquiridos medicamentos de terapia intensiva, como antibióticos, sedativos, além de tubos para entubação, filtros para ventilação) e área estrutural (os recursos serão usados para pequenas reformas para adequar os ambientes à realidade imposta pela pandemia).”

Kaká ressalta que “todas essas ações estão previstas na Portaria do Ministério da Saúde, orientando as providências que cada hospital e cada estrutura devem tomar para o enfrentamento da Covid-19”.

ATÉ O NATAL

Engenheiro Elias João (DNIT) confirma que deverá estar concluída até o final do ano a passagem subterrânea em frente ao clube Cascata, na BR 050. Embora o DNIT não tenha mais gestão em Uberaba há muitos anos, um convênio entre a Prefeitura e o Ministério da Infraestrutura garante o acompanhamento daquela obra específica pelo órgão.

RECLAMAR A QUEM?

Elias João sugere aos usuários do trevo no entroncamento entre as BRs 262 e 050, de acesso ao Jardim Maracanã e bairros novos adjacentes, que recorram à ANTT para reclamar da falta de sinalização no local, bem como das péssimas condições em que a pavimentação asfáltica se encontra.

O DNIT não pode fazer absolutamente nada para resolver esses problemas.

MEIA BOCA

A questão dos trevos de acesso a Uberaba continua problemática. Além de tímidos e mal planejados, estão numa feiura danada. O principal trevo, que é o do entroncamento das rodovias 262 e 050 está esburacado, ou com asfalto irregular. Os congestionamentos no local são frequentes. E nós ficamos nos contentando com soluções paliativas, como construção de vias marginais, passarelas, passagens subterrâneas...

Uberaba, como toda Minas Gerais, precisa mirar no exemplo do vizinho estado de São Paulo, onde as obras são planejadas para durar. Basta ver o anel viário de Ribeirão Preto, os trevos construídos para dar segurança aos usuários, com sinalização decente, e alças para distribuir o tráfego.

Aqui é tudo feito na base do improviso, seja no trevo do Jardim Maracanã, seja no do Beija-Flor, da Tonico dos Santos, do Volta Grande. Até quando?

FILHO DE PEIXE…

Vinícius Campos, filho do querido amigo Luiz Cláudio Campos, acaba de se tornar Mestre pela Escola de Engenharia da USP, com tese sobre “método baseado em estabilização da variância para filtragem de imagens volumétricas de ressonância magnética corrompidas por ruído Riciano não-estacionário”.

Parabéns!

ATENDIMENTO EXTRA

A Caixa abre neste sábado a sua agência da Avenida Leopoldino de Oliveira, de 8h às 12h, exclusivamente para saque em espécie do Auxílio Emergencial e do Saque Emergencial do FGTS para os nascidos no mês de janeiro.

PERDAS

Uberaba perdeu esta semana dois símbolos de trabalho e honradez: o médico Rene Cecílio partiu no dia 18, e o comerciante Abrãozinho Árabe, na madrugada desta sxexta-feira. Às estimadas famílias Cecílio e Árabe, o nosso abraço carinhoso nesse momento de dor.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por