ALTERNATIVA

Piau não vai se pronunciar sobre a polêmica envolvendo a decisão judicial que impediu a reabertura do comércio

Lídia Prata
Publicado em 15/04/2020 às 18:15Atualizado em 18/12/2022 às 05:38
Compartilhar

Atualizada às 22h10 do dia 15 de abril de 2020

AGORA NÃO

Prefeito Paulo Piau não vai se pronunciar sobre essa polêmica envolvendo a decisão judicial que impediu a reabertura do comércio na segunda-feira. Entende que não é hora de polêmica, nem de política, nem de ganhadores ou perdedores, mas, sim, de cuidar da saúde e da vida dos uberabenses.

SATISFAÇÃO AO GRUPO

Citado nominalmente no desabafo do Procurador do Município a esta coluna, na edição dessa terça-feira, o Procurador Federal Thales Cardoso defendeu-se perante os companheiros do Comitê de Enfrentamento da Covid-19. Salge se disse desapontado com a ação do MP federal ao propor ação para derrubar o decreto que flexibilizava o funcionamento do comércio. Cardoso, por sua vez, explicou ao grupo que não agiu de caso pensado. “Se caso pensado houve, parece ter sido por parte de quem tentou fazer crer que o prazo se iniciaria na segunda-feira, posição que, além de desconsiderar a urgência evidente da questão, certamente contava com uma consolidação dos fatos que poderia ser gerada pela reabertura do comércio”.

BASTA!

Cá entre nós: esse assunto já foi longe demais. O ideal, agora, é cuidar de equacionar essa questão de outra forma que, certamente, não será alcançada com confrontos desnecessários. Além de estar em jogo a vida das pessoas, a sobrevivência das famílias que dependem de emprego corre perigo também. Se as empresas não puderem voltar à atividade, não terão como honrar seus compromissos, aí incluídos os salários de seus empregados. É preciso achar um meio termo com equilíbrio e responsabilidade de todas as partes envolvidas, antes que seja tarde e não haja mais remédio para salvar quem ou o que quer que seja.

AGORA VAI?

Está marcada para esta quinta-feira, a partir das 8h, nova rodada de reunião dos comitês técnico e estratégico de enfrentamento da Covid-19, na Prefeitura. De um desses comitês participa o Procurador Federal Thales Cardoso, dentre outros representantes da comunidade.

Segundo comentários de bastidores, os números atualizados sobre disponibilidade de leitos de UTI, equipamentos de proteção, kits de testagem rápida e respiradores artificiais serão esmiuçados para discussão entre os presentes. Pode até ser que o assunto flexibilização do comércio volte à mesa de discussão, desta vez com melhores perspectivas de aprovação. Oremos!

ELE VOLTOU

Wagner Júnior está de volta à cena política. Em entrevista ao programa O Pingo do Jota da Rádio JM nesta quarta-feira, ele revelou sua disposição de enfrentar as urnas em outubro, disputando o cargo de prefeito pelo PROS. Wagner Júnior rebateu as acusações de que só vem a Uberaba de dois em dois anos para disputar eleições. Disse que está sempre na cidade, mas trabalha fora, porque não conseguiu se estabelecer profissionalmente aqui. “Se essa acusação tivesse sido feita em 2012, tudo bem, porque de fato eu fiquei 15 anos afastado de Uberaba. Mas agora não” – desabafou.

CENÁRIO DIFERENTE

A propósito das eleições municipais, Wagner Junior comentou que esse ano está tudo muito diferente. “Toda sucessão começava com o prefeito apresentando seu candidato e a oposição contrapondo com o adversário. Agora não. Ninguém sabe quem será o candidato do prefeito, mas os adversários estão mostrando as caras”. Pois é.

É ELA!

Por falar em eleição municipal – se é que será realizada realmente em outubro – a ex-vereadora Marilda Ribeiro filiou-se no PCdoB e está disposta a sair candidata, seja a prefeita ou vereadora. O mais provável é que encabece chapa visando a sucessão municipal.

DIÁLOGO POLÍTICO

Nos bastidores comenta-se que o PCdoB poderá compor com o PSL, de Gledston Morelli. Fala-se até mesmo que está sendo costurada uma dobradinha tendo Thiago Mariscal como cabeça de chapa e Marilda Ribeiro de vice. Ela nega. Argumenta que não tem participado de tratativas para eventuais composições partidárias.

REUNIÃO VIRTUAL

Em época de confinamento forçado, a Aciu realizou sua primeira reunião virtual de diretoria na noite desta terça-feira. Em quase 100 anos de existência, a associação comandada pelo presidente Anderson Cadima quebrou mais um tabu, embarcando na era hi-tech. Reunião durou mais de duas horas.

PESCAR PODE?

Pois é. Nem o confinamento está segurando os pescadores em casa. Quase diariamente são vistos no Piscinão, tranquilamente, em plena atividade pesqueira.

JÁ PRA CASA!

Com mesinhas nas calçadas, barzinhos no bairro Mercês estão funcionamento normalmente, reunindo clientes (sem máscara) em torno de cerveja e churrasquinho...

COMÉRCIO ABERTO

Embora tenham muito mais casos de coronavírus do que Uberaba, as vizinhas Uberlândia e Ribeirão Preto vão permitir a reabertura do comércio. Prefeito Odelmo Leão, de Uberlândia, postou um vídeo nas redes sociais agora à tarde para informar sobre a flexibilização parcial do comércio, mediante compromisso dos empresários de fornecer máscaras aos seus empregados, disponibilizar álcool gel, e fazer atendimento com hora marcada. Lá, os clientes poderão entrar nas lojas. Nessa primeira fase estarão autorizadas a abrir as portas: imobiliárias, óticas, lojas de embalagens, dentre outras.

PRESSÃO DOS EMPRESÁRIOS

Em Ribeirão, o prefeito Edinho Araújo anunciou no final da tarde de hoje a publicação de um decreto que autoriza a reabertura do comércio. Nas últimas semanas o empresariado daquela cidade fez pressão intensa, através de carreatas e ações políticas das entidades de classe pedindo o relaxamento da quarentena. Deu certo.

O decreto permite a reabertura de óticas, bancas de jornais, escritórios de advocacia, contabilidade e imobiliárias, lavanderias, barbearias e salões de cabeleireiros, bares, lanchonetes, restaurantes (com restrição de atendimento no local), hotéis, consultórios odontológicos, lojas de autopeças e assistência técnica a produtos eletroeletrônicos. Eventos continuam suspensos, assim como funcionamento dos shopping centers, academias de ginástica, clínicas de estética, clubes, dentre outros segmentos onde pode haver aglomeração de pessoas.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por